Papéis de Trabalho de Auditoria


Os Papéis de Trabalho de auditoria constituem um registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidos, bem como das suas conclusões sobre os exames. É com base nos Papéis de Trabalho que o auditor irá relatar suas opiniões, críticas e sugestões. 

OBJETIVOS DOS PAPÉIS DE TRABALHO 

  • Auxiliar na execução de exames;
  • Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;
  • Servir de suporte aos relatórios;
  • Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;
  • Fornecer um meio de revisão por Supervisores;
  • Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;
  • Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.

O QUE DEVEM CONTER OS PAPÉIS DE TRABALHO 

Os papéis de Trabalho devem ser preparados de modo que apresentem os detalhes importantes. Uma auditoria envolve tantos detalhes, que itens importantes podem passar despercebidos, como resultados da elaboração imperfeita dos papéis. Por isso, os Papéis de Trabalho devem ser completos quanto a:

  • Informações e fatos importantes;
  • Escopo do trabalho efetuado;
  • Fonte das informações obtidas;
  • Suas opiniões e conclusões.

Os Papéis de Trabalho devem ser preparados tendo-se em mente seu completo entendimento por outro auditor que não teve ligação direta com o trabalho. É comum a consulta aos Papéis de Trabalho em anos posteriores para se prestar esclarecimentos ou informações sobre algum aspecto a área auditada.

Assim, podemos considerar nossos Papéis de Trabalho completos e perfeitos, toda vez que tivermos possibilidade de responder satisfatoriamente às seguintes questões, com relação ao conteúdo:

  1. a) Os dados, fatos e informações estão colocados de maneira clara, concisa e bem distribuídos?
  2. b) Todas as informações contidas nos Papéis são importantes para a formação de uma opinião sobre a área?
  3. c) Todas as informações são necessárias para a perfeita visualização da profundidade do exame efetuado?
  4. d) Na possibilidade de uma revisão futura por um elemento que não participou do exame, foram consideradas todas as informações úteis para permitir um rápido entendimento?
  5. e) Todos os pontos do relatório possuem adequado suporte nos Papéis de Trabalho?
  6. f) A omissão de alguma informação nos Papéis de Trabalho trará alguma conseqüência a curto, médio ou longo prazo?

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