Papéis de Trabalho e Documentação da Auditoria


CONSIDERAÇÕES GERAIS

Esta norma estabelece procedimentos e critérios relativos à documentação mínima obrigatória a ser gerada na realização dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis. O auditor deve documentar as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar seu parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.

Os papéis de trabalho destinam-se a:

  1. a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria;
  2. b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria;
  3. c) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.

 FORMA E CONTEÚDO DOS PAPÉIS DE TRABALHO

 O auditor deve registrar nos papéis de trabalho informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e as suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.

A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata. Entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e as conclusões do auditor. Ao avaliar a extensão dos papéis de trabalho, o auditor deve considerar o que seria necessário para proporcionar a outro auditor, sem experiência anterior com aquela auditoria, o entendimento do trabalho executado e a base para as principais decisões tomadas, sem adentrar os aspectos detalhados da auditoria.

A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como:

  1. a) natureza do trabalho;
  2. b) natureza e complexidade da atividade da entidade;
  3. c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade;
  4. d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica;
  5. e) metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

Os papéis de trabalho são elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer às necessidades do auditor para cada auditoria.

Os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos, e sua utilização facilita a delegação de tarefas, proporcionando meio adicional de controle de qualidade. Entre os papéis de trabalho padronizados, encontram-se, além de outros: listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos.

O auditor pode usar quaisquer documentos e demonstrações preparados ou fornecidos pela entidade, desde que avalie sua consistência e se satisfaça com sua forma e conteúdo.

Os papéis de trabalho, além de outros mais específicos, incluem:

  1. a) informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade;
  2. b) cópias ou excertos de documentos legais, contratos e atas;
  3. c) informações sobre o setor de atividades, ambiente econômico e legal em que a entidade opera;
  4. d) evidências do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanças nesses programas;
  5. e) evidências do entendimento, por parte do auditor, do sistema contábil e do controle interno, e sua concordância quanto à eficácia e adequação;
  6. f)evidências de avaliação dos riscos de auditoria;
  7. g) evidências de avaliação e conclusões do auditor e revisão sobre o trabalho da auditoria interna;
  8. h) análises de transações, movimentação e saldos de contas;
  9. i) análises de tendências, coeficientes, quocientes, índices e outros indicadores significativos;
  10. j)registro da natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria e seus resultados;
  11. k) evidências de que o trabalho executado pela equipe técnica foi supervisionado e revisado;
  12. l)indicação de quem executou e revisou os procedimentos de auditoria e de quando o fez;
  13. m) detalhes dos procedimentos relativos às demonstrações contábeis auditadas por outro auditor;
  14. n) cópias de comunicações com outros auditores, peritos, especialistas e terceiros;
  15. o) cópias de comunicações à administração da entidade, e suas respostas, em relação aos trabalhos, às condições de contratação e às deficiências constatadas, inclusive no controle interno;
  16. p) cartas de responsabilidade da administração;
  17. q) conclusões do auditor acerca de aspectos significativos, incluindo o modo como foram resolvidas ou tratadas questões não-usuais;
  18. r) cópias das demonstrações contábeis, assinadas pela administração da entidade e pelo contabilista responsável, e do parecer e dos relatórios do auditor.

No caso de auditorias realizadas em vários períodos consecutivos, alguns papéis de trabalho, desde que sejam atualizados, podem ser reutilizados, diferentemente daqueles que contêm informações sobre a auditoria de um único período.

CONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E PROPRIEDADE DOS PAPÉIS DE TRABALHO

O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.

A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.

Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.

Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada, de acordo com a NBC P 1.6.

DAS SANÇÕES 

A inobservância desta norma constitui infração disciplinar, sujeita às penalidades previstas nas alíneas “c”, “d” e “e” do art. 27 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, e, quando aplicável, ao Código de Ética do Profissional Contabilista.

Base: Resolução CFC nº 1.024/05 – NBC T 11.3.


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