Como se pode observar, a auditoria é uma técnica autônoma entre as técnicas das Ciências Contábeis. A auditoria externa ou auditoria independente, como também é conhecida, surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. Diante do crescimento das empresas, que no início pertenciam a grupos familiares, ocorreu a necessidade de ampliar as instalações fabris e …

Share

O Relatório do Auditor é a peça mais importante da Auditoria realizada. Ele representa fase principal do trabalho do Auditor que é a comunicação dos resultados. Um Relatório mal apresentado e que permita a contestação do Auditado ou possibilita à direção da empresa fazer uma má avaliação de todo um trabalho efetuado, significa a desmoralização …

Share

Estamos na era digital, onde processos, gestão e as atividades das organizações no mercado globalizado, empresas, clientes internos e clientes externos estão imersos e publicando e consumindo uma quantidade enorme de informações. Toda esta evolução de expectativas instantâneas que a cada ano cresce com a evolução de novas tecnologias e cada vez mais empresas e …

Share

As estruturas de governança exigem explicita e profunda cooperação entre os diversos agentes que dela se ocupam.   Um desses agentes é o Compliance, que surge mais recentemente como uma área ou função voltada especificamente para o fomento da cultura da ética e do cumprimento da integridade, agindo pela formulação, disseminação para a garantia de políticas …

Share

O controle interno foi definido pelo “AICP – Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados” como o plano de organização e todos os métodos e medidas, coordenados e adotados numa empresa com o objetivo de: –        Salvaguardar os ativos de prejuízos decorrentes de fraudes ou de erros não intencionais; –        Assegurar a validade e integridade dos …

Share

A auditoria atuarial e de benefícios desempenha um papel fundamental na supervisão das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), garantindo a conformidade e a integridade dos planos de previdência. O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), por meio do Comitê de Pronunciamentos Atuariais, lançou o CPA 017/2019, direcionado a orientar a Auditoria Atuarial; e a Auditoria …

Share

O papel crucial do conceito de materialidade na auditoria atuarial sob o escrutínio da SUSEP No cenário complexo da auditoria atuarial, a determinação e aplicação do conceito de materialidade são fundamentais para assegurar a qualidade e confiabilidade dos resultados. O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), por intermédio do Comitê de Pronunciamentos Atuariais (CPA 007/2016) oferece …

Share

Iniciemos pela função Compliance. À medida que uma organização cresce e torna as suas operações volumosas e complexas há o que nos chamamos de “efeito capilarização”, ou seja, o dia a dia é conduzido por dezenas e até milhares de pessoas, em locais diferentes, que recebem delegação implícita da alta administração. Este aspecto é ainda mais …

Share

A cada ano aumenta a competitividade de mercados e empresas, exigindo assim que as empresas tenham excelentes controles internos, sendo assim quanto melhores e mais precisos forem seus controles, melhores serão as informações para a tomada de decisão. Os controles internos são uma ótima ferramenta de acompanhar os resultados da empresa, permitindo ao gestor uma …

Share

No dinâmico cenário econômico e financeiro, o setor de seguros desempenha um papel crucial na mitigação de riscos e na promoção da estabilidade financeira. Nesse contexto, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) exerce um papel regulatório vital, assegurando a solidez e eficiência das operações no mercado segurador brasileiro. Como parte integrante desse ecossistema, a atuação …

Share

1. Introdução: Em um mundo empresarial complexo e dinâmico, os profissionais de Controles Internos desempenham um papel vital na garantia da eficiência operacional, na mitigação de riscos e na conformidade com regulamentações. Uma ferramenta essencial que auxilia esses profissionais em suas responsabilidades críticas é o fluxograma. 2. O que é um Fluxograma: Um fluxograma é …

Share

Com todas as mudanças e atualizações necessárias para atender a legislação trabalhista, muitas vezes ficamos nos perguntado: Como nos organizar melhor para atender toda essa demanda? Abaixo algumas dicas: – Mantenha os arquivos organizados, de preferência de forma digital, um arquivo organizado com a nomenclatura correta e por períodos fará com que você poupe tempo …

Share

A Lei Sarbanes-Oxley (Sarbanes-Oxley Act, normalmente abreviada em SOX ou Sarbox) é uma lei dos Estados Unidos criada em 30 de julho de 2002 por iniciativa do senador Paul Sarbanes (Democrata) e do deputado Michael Oxley (Republicano). Segundo a maioria dos analistas, esta lei representa a maior reforma do mercado de capitais americano desde a …

Share

CONSIDERAÇÕES GERAIS Esta norma estabelece procedimentos e critérios relativos à documentação mínima obrigatória a ser gerada na realização dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis. O auditor deve documentar as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar seu parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as …

Share

O Banco Central do Brasil idealizou um sistema de pagamentos instantâneos, cujo desenvolvimento iniciou em 2018 por um grupo de estudos da entidade, ainda durante o governo do então presidente Michel Temer. Foi batizado de PIX e essa marca, que não é uma sigla, caiu nas graças dos brasileiros. Na quarta-feira passada, dia 23/08 do …

Share

É interno o controle realizado pelo próprio órgão executor no âmbito de sua própria Administração exercido de forma adequada, capaz de propiciar uma razoável margem de garantia de que os objetivos e metas serão atingidos de maneira eficaz, eficiente e com a necessária economicidade (Ex. Sistema de Controle interno, Auditoria Interna, Controladoria Municipal). O Sistema …

Share

Conceito de Auditoria Contábil: A auditoria contábil é um conjunto de atividades técnicas e procedimentos, exercidas de forma sistematizada numa entidade, compreendendo a avaliação e exame dos procedimentos e das operações praticadas, com vistas a apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações, e sobre estes emitir uma opinião. Objetivo: O principal …

Share

De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria, ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão …

Share

1 – CONCEITUAÇÃO Os Papéis de Trabalho de auditoria constituem um registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidos, bem como das suas conclusões sobre os exames. É com base nos Papéis de Trabalho que o auditor irá relatar suas opiniões, criticas e sugestões. O auditor deve documentar todas as questões …

Share

a) Conferência da folha de pagamento com o cartão ponto e demais relatórios para o pagamento das verbas salariais O Auditor deve manter os seguintes raciocínios para realizar as recomendações de auditoria: – se a empresa estiver pagando a menor as verbas trabalhistas, em relatório deverá mencionar que há diferenças no pagamento de verbas trabalhista …

Share

MENU

Back
Tire suas dúvidas acerca dos cursos!