O uso da tecnologia em favor da auditoria interna


Estamos na era digital, onde processos, gestão e as atividades das organizações no mercado globalizado, empresas, clientes internos e clientes externos estão imersos e publicando e consumindo uma quantidade enorme de informações. Toda esta evolução de expectativas instantâneas que a cada ano cresce com a evolução de novas tecnologias e cada vez mais empresas e profissionais investem recursos e conhecimento para se manterem atualizados ou pelos menos na wave (onda), o que pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Ferramentas de gestão, comunicação e interação estão à disposição e permitindo que as empresas colaborem e compartilhem informações mais rápido e melhor, e ao mesmo tempo em que estão sendo processadas, já podem ser usadas.

Assim a Auditoria Interna não poderia ficar fora desta era digital e do avanço tecnológico que é uma tendência global e que não tem mais volta. A Auditoria Interna à muito tempo vem sendo desenvolvida por profissionais e empresas de forma tradicional, isto é, sem o uso de tecnologia, no máximo usando recursos computacionais para digitalizar documentos, planilhas e arquivos e redação através do editor de textos. Mas com o avanço tecnológico a Auditoria Interna também necessita de tecnologia a seu favor, ferramentas para permitir que todos os processos tradicionais sejam adequados ao uso desta nova metodologia.

Nós do Portal de Auditoria atuamos a mais de 15 anos na propagação da Auditoria Interna por meio de publicações de materiais, livros, cursos presenciais, on-line ou in-company, seminários entre outros, desenvolvemos um vasto conteúdo e know-how.

Assim, iniciamos pesquisas para identificar no mercado, ferramentas que pudessem ser usadas nas atividades de Auditoria Interna, as ferramentas que identificamos eram inacessíveis para as pequenas equipes de Auditoria Interna. Percebemos que somente as grandes organizações poderiam pagar pelo alto custo de uma ferramenta para esta finalidade, por que apesar de terem custo elevado trazem resultado no cumprimento das atividades de auditoria interna e em função dos resultados que são proporcionais as cifras das grandes organizações.

Mais uma vez identificamos a necessidade por ferramentas acessíveis que pudessem oferecer know-how para permitir que os Auditores e equipes reduzidas pudessem estar na era digital, desenvolvendo a atividade de Auditoria Interna com o uso de ferramentas apropriadas.

Desta forma, conhecendo as necessidades e dificuldades do mercado de Auditoria Interna, nos do Portal de Auditoria desenvolvemos o software MX (versão 1.0) em parceria com a Murah Tecnogia, para oferecer uma ferramenta um software de Auditoria Interna que preenche-se esta lacuna para permitir que os programas e as atividades por meio dos check lists apropriados, pudessem ser aplicados de forma dinâmica, estarem armazenados em um só local para consulta e segurança das informações independente de quem as fez.

Quadro ilustrativo de vantagens e benefícios do software nas atividades de Auditoria Interna.

ITEM BENEFÍCIO
Papeis de Trabalho Padronizados de acordo com as necessidades das Auditorias Internas programadas, fácil atualização.
Programas de Trabalho Uma vez desenvolvido, facilidade de visualização, definição da equipe e acompanhamento dos trabalhos de forma on-line.
Acompanhamento Status das auditorias em tempo real através do DESHBOARD, em termos percentuais.
Cronograma, unidade Permite a programação do período e o local ou tipo de auditoria que deverá ser realizada e por quem será realizada.
Relatórios Uma vez criada à auditoria, você pode gerar um relatório parcial a qualquer momento, ou final.
Custo mais baixos Devido a agilidade do processo e a garantia de continuidade de acordo com os padrões estabelecidos pela organização.
Maior produtividade:  Uma vez parametrizado os programas, o desenvolvimento das atividades se torna mais dinâmico e eficaz.
Flexibilidade:  Fácil adaptação e criação de novos modelos, rapidez de treinamento e flexibilidade no uso do software.

Este quadro ilustrativo apresenta alguns benefícios de um Software de Auditoria Interna no curso das atividades para os profissionais da área de Auditoria Interna.

Profissionais da área de Auditoria Interna conheça o MX Software de Auditoria Interna, acessível dinâmico que auxilia nas atividades e o desenvolvimento dos trabalhos. Acesse o endereço e conheça https://www.murahxpress.com.


There is no ads to display, Please add some
Anterior Plano de contingência e de recuperação de desastres em TI
Próximo O Processo de Controle Interno - Segundo o Coso
Grupo Portal de Auditoria
Sobre o Autor

Grupo Portal de Auditoria

Sem Comentários

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *