Auditoria Interna em Recursos Humanos – Ferramenta Eficaz para Prevenção e Redução de Passivos


A cada ano aumenta a competitividade de mercados e empresas, exigindo assim que as empresas tenham excelentes controles internos, sendo assim quanto melhores e mais precisos forem seus controles, melhores serão as informações para a tomada de decisão. Os controles internos são uma ótima ferramenta de acompanhar os resultados da empresa, permitindo ao gestor uma analise clara sobre a situação de sua empresa.

Entretanto, devemos analisar o nível de veracidade das informações geradas pelo controle interno, sendo assim a auditoria possui ferramentas para checar as informações oferecidas pelo mesmo, com o objetivo de identificar erros, fraudes. A auditoria se divide em vários segmentos mantendo o mesmo objetivo, porém iremos destacar a auditoria de recursos humanos.

A auditoria de recursos humanos é peça fundamental dentro das organizações, pois a mesma examina analiticamente e pericialmente as operações trabalhistas, direitos e deveres do empregado e do empregador, políticas e práticas de pessoal em uma organização, e avaliando o seu funcionamento atual, por fim, emitindo um parecer sobre as irregularidades encontradas na análise e sugerindo melhores ações que a empresa deve tomar.

Auditoria de Recursos Humanos

Auditoria de Recursos Humanos é uma analise aprofundada sobre o sistema de funcionamento que envolve a área de recursos humanos, sob os aspectos: qualidade e serviço (gestão de pessoas), rotinas burocratizadas de gestão de pessoal, a fim de prevenir e ou evitar demandas judiciais e infrações administrativas.

O principal objetivo da Auditoria de Recursos Humanos está em mostrar como os processos estão funcionando, identificando práticas onde poderá ser prejudiciais à organização. O Auditor de RH é um profissional hábito a examinar, sintética e analiticamente todas as operações trabalhistas, direitos e deveres do empregado e empregador, e posteriormente desenvolvendo um relatório demonstrando um parecer, onde caso haja irregularidades ele sugere ações que a empresa poderá desenvolver. A Auditoria de Recursos Humanos pode ser utilizada em diversas áreas da empresa, podendo ajudar o empresário de diversas formas, tais como:

  • Acompanhar os modelos já estabelecidos para ser utilizado como comparação,com o intuito de mensurar os resultados e possíveis irregularidades;
  • Estudar a melhor política de gestão de pessoas;
  • Verificar o implemento das políticas de recrutamento e política de cargos e carreira;
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Monitoramento e avaliação de desempenho profissional;
  • Verificação da gestão de prevenção e controle de riscos de acidentes  e (segurança no trabalho);
  • Averiguar as condições do ambiente interno vinculado aos aspectos de estrutura física, tecnológica, cultural e psicossocial;
  • Observar a aplicação da legislação e normas trabalhistas;
  • Estruturar os valores institucionais, como o estatuto, código de ética e conduta,normas operacionais e administrativas; e acompanhar a sua aplicação e executadas integralmente;
  • Apurar se o planejamento estratégico está alinhado ao planejamento estratégico de recursos humanos.
  • O acompanhamento pode ser feito por: pesquisas internas e externas, observações dos processos, medidor de índice de satisfação, testes utilizando amostragem entre outros.
  • A Auditoria de Recursos Humanos em síntese é um controle de qualidade da gestão de recursos humanos, sendo de grande importância, pois acompanha o conjunto de procedimentos com o objetivo de salvaguardar os recursos financeiros e identificar práticas que poderá ser prejudiciais para a organização.
Previous Fatores críticos de sucesso para implantação das 3 Linhas de Defesa
Next Pessoas físicas e empresas poderão parcelar dívidas com a Receita

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *