A Auditoria de Recursos Humanos é definida como:
A análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização, e avaliação do seu funcionamento atual, seguida de sugestões para melhoria, ou seja, é um sistema de revisão e controle para localizar práticas e condições que são prejudiciais à organização ou que não estão compensando o seu custo.
O sistema de Gestão de Pessoas necessita de padrões capazes de permitir uma contínua avaliação e controle de seu funcionamento. De um modo geral, os padrões permitem a avaliação e controle pela comparação entre uma variável e o seu padrão.
A Gestão de Pessoas tem a seu cargo o planejamento, organização e controle das atividades relacionadas com a vida das pessoas na organização.
A rapidez com que isso é feito depende de uma permanente revisão e auditoria, capaz de fornecer um adequado feedback para que os aspectos positivos possam ser melhorados enquanto os aspectos negativos possam ser corrigidos e ajustados.
A função da auditoria não é somente indicar as falhas e os problemas, mas também apontar sugestões e soluções.
Quanto maior e mais descentralizada a organização, maior necessidade de uma cobertura sistemática.
A auditoria pode mostrar os indicadores da qualidade de liderança, de motivação no trabalho, eficiência da supervisão e o desenvolvimento dos empregados e dos gestores tomados individualmente.
Fonte: Apostila do Curso – Auditoria Interna em RH e Terceirização
There is no ads to display, Please add some
No Comment