As  corporações tem enfrentado um grande dilema, pois vivemos um momento de transição profunda no ambiente de negócios. De forma clara as estruturas atuais são ultrapassadas, ainda gerimos as empresas da mesma forma como fazíamos na revolução industrial.

As pessoas não buscam somente remuneração e carreira, elas buscam um significado, um propósito para suas atividades. As estruturas estão cada vez mais informais, com maior liberdade, com alto grau de mobilidade e tecnologia de comunicação.

Não é mais necessário reunir as pessoas em um local para que elas desempenhem suas atividades, os escritórios estão se tornando obsoletos, já não é ponto de referência.

Tudo isto traz um complexidade maior para a liderança e motivação de equipe, que tem que ser reaprendido.  A complexidade também impacta a governança corporativa, os processos de auditoria interna, controles internos e a atividade de “compliance”.

As empresas que quiserem se manter no mercado terão que lidar com estes desafios rapidamente, sem perda de tempo, pois se nada for feito, o impacto pode ser mortal.

Para refletir sobre o cenário atual que afeta fortemente o ambiente corporativo das organizações e da sociedade, nesse momento de transição, sugiro assistir o Vídeo Yutube  “Contexto de Mundo”  Reflexões  sobre Cenários: Transição e evolução da Sociedade, das Empresas e do Trabalho. Consultor Ricardo Guimarães.

SSA, 29/04/2017
Prof. Ibraim Lisboa