Como auditar sua Logística interna


A Logística Empresarial, aliada às diferentes áreas existentes nas organizações, vem ocupando cada vez mais espaço no processo de gerenciamento dessas, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos e satisfazendo às necessidades e desejos dos clientes. Também se constitui em vantagem competitiva para as organizações, pois elas conseguem satisfazer seus clientes no quesito qualidade e pontualidade na entrega dos produtos e serviços, entregando bens e serviços ao cliente final, no prazo e especificações desejadas, ao menor custo possível.

Tendo em vista que os negócios estão em constante ascensão, avalia-se com o intuito de conhecer a realidade, na qual a organização está inserida em relação à atualidade em termos de logística interna.

A logística se encarrega de melhorar o nível de rentabilidade da distribuição, pelo planejamento, organização e controle das atividades de transporte e armazenagem, facilitando o fluxo de materiais e informações.

Assim, pode-se afirmar, que a logística empresarial tem por finalidade armazenar e fazer com que os bens produzidos ou matérias-primas cheguem aos destinatários finais com qualidade, no tempo desejado, a um custo reduzido.

Dessa forma, a logística empresarial é composta de atividades primárias (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos), as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nível de serviços. As demais atividades (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistemas de informação) são consideradas atividades de apoio, pois dão suporte às atividades primárias com o intuito de satisfazer e manter clientes, além de maximizar a riqueza dos proprietários, integrando assim, a logística interna da organização.

Tendo em vista que a logística interna é de suma importância para as organizações, pois engloba o fluxo de informações e materiais no interior dessas, serão abordados os   seguintes tópicos: Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP), Gestão de Estoques, Suprimentos, Recebimento e Manuseio de Materiais e Programação das Operações.

O curso tem como objetivo geral, fornecer metodologia e ferramentas que levem os interessados conhecer e analisar a situação da área de logística interna e operações da empresa, desenvolvendo um pensamento reflexivo, criativo e crítico acerca do conteúdo de logística empresarial da organização, sob uma ética empreendedora.

São objetivos específicos: verificar como são desenvolvidas as atividades referentes à logística interna na organização; analisar as atividades da logística interna e operações da empresa; investigar como ocorre o Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP), bem como a programação das operações, estoques e suprimentos no setor produtivo; levantar os procedimentos de recebimento e manuseio de materiais adotados pela empresa.

O curso de Auditoria Operacional em Logística Interna, fornecerá aos participantes itens de avaliação, tópicos para análise, dicas de aperfeiçoamento e vários chek-lists como ferramenta prática para avaliação do processo logístico interno de uma empresa, que servirá como base para a estruturação de um programa de auto-avaliação (Control Self-Assessment) que vai identificar as oportunidades de melhoria na logística interna da empresa.

*Prof. Ibraim Lisboa, autor das obras Manual de Auditoria Interna, Formação de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, ministra curso nas áreas de Auditoria Interna como ferramenta de gestão,Auditoria Interna Operacionais, Documentação em Auditoria Interna.


There is no ads to display, Please add some

Previous Evolução dos controles internos na governança corporativa
Next Funções contábeis na profissão do Auditor

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.