Funções contábeis na profissão do Auditor


Por Contabilidade, entende-se um sistema de informações e avaliação que visa a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza financeira, física e de produtividade no tocante à entidade objeto de contabilização.

Por sistema de informações compreende-se um conjunto articulado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e editagens de relatórios que permitem abordar as informações de natureza repetitiva com a máxima relevância e o mínimo de custo, bem como dar condições para, mediante a utilização de informações primárias constantes do arquivo básico, juntamente com técnicas derivadas da própria contabilidade e/ou outras disciplinas, fornecer relatórios de exceção para finalidades específicas, em oportunidades específicas ou não.

Como usuário da contabilidade, entende-se toda pessoa física ou jurídica interessada na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, e os usuários podem ser divididos em externos e internos à entidade. Os primeiros são constituídos basicamente por acionistas, prestadores de recursos e credores em geral, além de integrantes do mercado de capitais como um todo, no sentido em que a entidade, sua natureza e a relevância da informação prestada abertamente por ela influenciam, mesmo que indiretamente, esse mercado. Já os usuários internos são os administradores (de todos os níveis) da entidade, bem como o fisco.

Usuários externos e também os internos necessitam de informações confiáveis, exatas, apresentadas honestamente e isentas de distorções, e para se ter essa confiabilidade, essas informações devem ser examinadas por pessoas devida- mente capacitadas, que não a encarregada de prepará-las; portanto, devem ser examinadas por um auditor.

De acordo com o art. 31 da Instrução CVM n. 308/1999, a rotatividade na prestação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis para a mesma entidade realizada por auditor independente deve ocorrer, no máximo, a cada cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação.

Fonte: Prof. Silvio Crepaldi, acesso aos cursos


There is no ads to display, Please add some
Previous Processo de abordagem da Auditoria Contábil
Next Definição de Auditoria Fiscal e Tributária

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *