Auditoria Interna em Logística


Um efetivo sistema de controle logístico requer, dentre outras coisas, um levantamento periódico, preciso e relevante das informações do desempenho das atividades realizadas.

Uma grande fonte de informações são as avaliações logísticas, também denominadas auditorias logísticas. Uma avaliação periódica do sistema logístico deve fazer parte da estratégia logística de qualquer organização.

Black Week - Portal de Auditoria

 A auditoria da logística é uma ferramenta útil, pois permite:

 1) identificar dados chave necessários para um efetivo gerenciamento dos custos, do serviço ao cliente, da confiabilidade, do tempo de ciclo e da qualidade dos serviços desenvolvidos dentro das funções logísticas. A auditoria não só levanta os dados, ela fornece uma base de dados ao longo do tempo para uma avaliação continuada da performance logística.

 2) detalhar e melhor entender o ambiente, o que é um primeiro passo essencial no processo de desenvolvimento da estratégia logística.

 3) auditar as funções logísticas para verificar se o sistema logístico está atingindo os requisitos do mercado, a um custo competitivo, com flexibilidade e, dentro de um tempo adequado. Isso ajuda a empresa a determinar o quão bem o sistema logístico está adaptado às mudanças de mercado.

Segundo Ballou (2001), a auditoria da logística é um exame periódico da situação das atividades logísticas. Um sistema de controle pode perder sua eficácia se a informação disponível for imprecisa. A informação da auditoria é usada para estabelecer novos pontos de referência com os quais os relatórios são gerados e para corrigir erros que podem resultar do desempenho de determinadas atividades logísticas devido a informações ruins.

 Auditorias logísticas são uma importante ferramenta gerencial e devem ser incorporadas no processo de planejamento anual. É uma parte integrante do desenvolvimento da estratégia logística e faz parte das atividades de gestão, podendo oferecer uma visualização ampla e crítica que possibilita a identificação dos pontos vulneráveis da empresa no mercado, os níveis de desempenho insuficientes, as questões críticas para os clientes e qualquer falha relevante nos processos.

 Empresas de excelência conduzem auditorias logísticas em uma base regular de pelo menos uma vez ao ano e algumas vezes com uma frequência maior para garantir um melhor monitoramento e uma capacidade maior de resposta rápida mediante as mudanças no mercado

Nossos Treinamentos ocorrem nas em várias cidades do Brasil, aborda de forma ampla e objetiva os assuntos aqui expostos de forma a reafirmar a importância da Auditoria Interna como parte integrante do sistema global de controle e com objetivos específicos: verificar como são desenvolvidas as atividades referentes à logística interna na organização; analisar as atividades da logística interna e operações da empresa; investigar como ocorre o Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP), bem como a programação das operações, estoques e suprimentos no setor produtivo; levantar os procedimentos de recebimento e manuseio de materiais adotados pela empresa.

AutorProf. Ibraim Lisboa –  É instrutor de treinamentos do Portal de Auditoria, e autor das Obras Manual de Auditoria Interna, Formação de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria – Curitiba/PR.


There is no ads to display, Please add some
Previous Suspensão, redução e dispensa de pagamento mensal da CSLL
Next Cursos Ao Vivo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *