Depois de vermos sobre os conceitos de auditoria e ver as diferenças entre auditoria externa e auditoria interna, chegamos ao enquadramento do que é Auditoria operacional, suas características, assim como suas finalidades e objetivos. Entretanto, precisamos entender que as diversas nomenclaturas que vamos mencionar a seguir são modalidades de auditorias que podemos caracterizar de acordo com a atividade desenvolvida pela Auditoria operacional. Vejamos a seguir.
1 Auditoria de Gestão: auditoria que objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes e a probidade na aplicação dos recursos e na guarda e zelo dos valores e do patrimônio das empresas ou organizações.
2 Auditoria Especial: tem o objetivo de examinar fatos ou situações que não estejam atendendo aos objetivos das empresas ou organizações. Normalmente, é realizada a partir de fatos relevantes, de natureza incomum ou extraordinário, sendo realizada para atender determinação expressa de autoridade competente, administração, sócios e acionistas, entre outros.
3 Auditoria de Logística: auditoria que atua na estrutura de logística da empresa ou organização, com a verificação do gerenciamento do portfólio das atividades que compõem o negócio, clientes, fornecedores, processos, marketing etc.
4 Auditoria de Riscos: as auditorias de riscos são realizadas em função dos riscos que as empresas e organizações possuem e de acordo com os fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para consecução dos objetivos de negócios estabelecidos.
5 Auditoria de Sistemas: faz-se necessária nos dias atuais, com a consolidação do departamento de T.I. (tecnologia e informação) nas estruturas organizacionais, que de forma integrada estão presentes em todas as organizações, e deve levar em conta a observância e a avaliação da segurança, da vulnerabilidade, do controle e do back-up. Enfim, todas as formas de auditoria que estejam ligadas à atividade das empresas e organizações, seja o nome que estiver sendo utilizado, podem ser consideradas uma auditoria operacional, se estiver enquadrada nas características, finalidades e nos objetivos apresentados nesta unidade.
Veja mais no curso online Auditoria Interna Operacional
There is no ads to display, Please add some
No Comment