Dicas de como organizar sua rotina para uma gestão eficiente do Departamento Pessoal


Com todas as mudanças e atualizações necessárias para atender a legislação trabalhista, muitas vezes ficamos nos perguntado: Como nos organizar melhor para atender toda essa demanda?

Abaixo algumas dicas:

– Mantenha os arquivos organizados, de preferência de forma digital, um arquivo organizado com a nomenclatura correta e por períodos fará com que você poupe tempo quando precisar consultar alguma informação;

– Defina uma rotina de atualização de informações dos colaboradores, informações como endereço e telefone muitas vezes não são compartilhadas com o RH, dessa forma o sistema acaba ficando desatualizado, para colher essas informações pode ser utilizado, por exemplo, o google forms, caso você não tenha uma intranet ou portal disponível para o colaborador realizar essa atualização;

– Crie e compartilhe um calendário com as datas de vencimento de obrigações e recolhimento de tributos, seu time deve estar ciente de todos os vencimentos evitando atrasos nas obrigações e prejuízos à empresa;

– Utilize um gerenciador de tarefas para acompanhar o andamento das atividades do seu time, compartilhar informações úteis para o andamento de algum projeto, criar lembretes e manter todo o time alinhado com relação as atividades, temos muitos aplicativos gratuitos que cumprem bem esse papel;

– Faça reuniões periódicas com o time, a fim de dirimir dúvidas , fornecer orientações específicas e estimular a troca de conhecimento;

– Por fim mantenha-se atualizado, não é possível fazer uma boa gestão da área sem investir em conhecimento, faça cursos periódicos, veja vídeos sobre temas relevantes da área, siga canais confiáveis que publicam atualizações constantes e fique atento a legislação, e claro, não esqueça de compartilhar com seu time.

Seguindo alguns passos será possível tornar sua gestão cada vez mais eficiente.

Compartilhe aqui quais recursos você utiliza para facilitar o seu dia a dia!

Autora: Vera Rocha
Gestora de Recursos Humanos


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