Boas Práticas Para Estruturação da Equipe de Auditoria Interna


Fontes de Recrutamento da Equipe de Auditoria

Organizações de auditoria interna buscam, continuamente, recrutar uma equipe competente para suas atividades de auditoria interna. Mais da metade das organizações de auditoria interna obtém sua equipe a partir de transferências dentro da organização, seguido pelo uso de agências de emprego e, então, por outras referências.

O recrutamento direto de universidades veio por último e isso pode indicar que as organizações de auditoria interna precisam de auditores experientes; portanto, recém-graduados podem não estar de acordo com suas necessidades.

Na busca de candidatos para posições de auditoria interna, é dada preferência àqueles que já trabalham dentro da empresa. Talvez a familiaridade com a cultura, sistemas e procedimentos e o registro do candidato orientem a nomeação. As outras fontes populares de recrutamento são o uso de agências de emprego e afiliações profissionais e referências. Firmas de auditoria externa e universidades não são populares, destacando a importância dada ao conhecimento da indústria/organização.

A formação acadêmica, a auditoria interna parece estar ganhando popularidade como formação ou estudo especializado para auditores internos ativos ou intencionais. As universidades podem querer considerar o oferecimento de estudos especializados em auditoria interna, de forma que as organizações de auditoria interna estejam mais propensas a recrutar mais de seus recém-graduados.

Recrutamento de Alunos de Graduação Apenas 30% das organizações, de auditoria empregam alunos de graduação em seus esforços de estruturação de equipe e recrutamento segundo estudo CBOK -IIA

As organizações parecem confiar bastante em cooperações/terceirização para compensar por habilidades em falta. Um pequeno número de funções de auditoria interna emprega equipe de outros departamentos e outras reduzem a área de cobertura.

As organizações de auditoria interna estão esperando adicionar mais membros às suas equipes. Cerca de metade das organizações pesquisadas espera contratar mais funcionários, 43% vão manter o nível atual, enquanto apenas cerca de 8% pretendem diminuir o tamanho de sua equipe. Isso é uma boa notícia para a comunidade de auditoria interna, já que indica que a demanda para auditores internos provavelmente vai aumentar, segundo estudo CBOK-IIA.

 

Mudança nos Níveis de Equipe nos Próximos Cinco Anos, segundo estudo CBOK-IIA

A grande maioria das organizações está otimista sobre a futura estruturação de suas equipes de auditoria interna. Enquanto 49%dos esperam aumentar seus níveis de equipe, 43%esperam que ele permaneça do mesmo nível.

Apenas 8%dos entrevistados esperam que a equipe seja reduzida.

Métodos de Avaliação de Equipe

Os cinco métodos principais de feedback para avaliação de equipe usados em 2010 eram feedback/revisão do DEA, auto-avaliação, feedback de cliente/auditado, revisão do supervisor/auditor chefe e feedback/revisão pela gerência de auditoria.

Melhores práticas para implantar auditoria interna

Concluindo...

Na busca de candidatos para posições de auditoria interna, é dada preferência àqueles que já trabalham dentro da empresa (51%). Talvez a familiaridade com a cultura, sistemas e procedimentos e o registro do candidato( Perfil, Habilidades Técnicas e comportamentais), dentre outras orientem a nomeação.

As outras fontes populares de recrutamento são o uso de agências de emprego (41%) e afiliações profissionais e referências (39%).

Firmas de auditoria externa e universidades não são populares, destacando a importância dada ao conhecimento da indústria/organização.

Segundo Estudo CBOK-IIA

SSA-11/05/2017
Prof. Ibraim Lisboa

Anterior O Processo de Controle Interno - Segundo o Coso
Próximo Passos para criar uma área de compliance
Grupo Portal de Auditoria
Sobre o Autor

Grupo Portal de Auditoria

Sem Comentários

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *