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InícioE-books04 em 01: E-books – Auditoria Operacional + Formação de Auditores + Relatórios de Auditoria + Auditoria: Teoria e Prática

04 em 01: E-books – Auditoria Operacional + Formação de Auditores + Relatórios de Auditoria + Auditoria: Teoria e Prática

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Descrição

1160As presentes obras abordam de forma ampla e objetiva os conceitos, práticas, técnicas fundamentais, metodologias e princípios que regem as atividades da Auditoria Interna.

Conteúdo prático, são vários anos de conhecimento profissional e treinamentos na área disponíveis em um único material!

Auditoria Interna desempenha um papel de importância fundamental para as empresas quando identifica Riscos e Falhas de Controles em seus trabalhos.

Estes e-books são dirigidos aos auditores internos, contabilistas, controllers, empresários, consultores e demais profissionais interessados em obter conhecimentos das atividades da Auditoria Interna Operacional.

Por meio deste conteúdo, você formará uma base sólida e essencial aos entendimentos para se aprofundar no aprendizado de Auditoria Interna.

Para que obtenha um bom aprendizado sobre os fundamentos básicos e necessários ao melhor entendimento sobre os conceitos e seus diversos mecanismos que a Auditoria Interna possui, é fundamental conhecer a história e o desenvolvimento na prática da atividade e da profissão.

Programa

Sumário

E-BOOK: FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS

Módulo 1 – Auditoria Interna;

Neste módulo, você vai estudar a origem e um breve histórico da Auditoria Interna como atividade Profissional.

  • Conceitos de Auditora Interna
  • Finalidade
  • Objetivo e sua importância
  • Normas Brasileiras para o exercício Profissional da Auditoria Interna
  • Introdução as Normas Internacionais

Controle Interno e Governança corporativa.

Origem, Conceitos, Importância, Necessidade e Autoridade

– Normas, Código de Ética e Qualidades da Auditoria Interna
– Controles Internos e Governança Corporativa
– Ambiente, Avaliação e Atividades dos Controles Internos
– Monitoramento, Novos modelos, Comitê e COSO
– Governança Corporativa, Comitê, Auditores Externos e Aplicabilidade

Módulo 2 – Metodologia de Auditoria;

Aqui, você estudará irá conhecer sobre a Metodologia de Auditoria, irá aprender sobre as Funções Básicas da Auditoria, as atividades, natureza e definição do escopo de trabalho e controle.

Compreender o que é a Avaliação e Amostragem e tomar conhecimento sobre os documentos de Auditoria.

– Funções Básicas da Auditoria Interna
– Escopo, Atividades e Natureza
– Metodologia e Amostragem
– Documentação de Auditoria

Módulo 3 – Planejamento, Execução e Procedimentos;

Neste terceiro módulo, você deverá compreender a importância do Planejamento na Execução do Trabalho de Auditoria Interna.

Os Programas de Trabalho para a eficiência da execução e objetividade dos trabalhos como também os procedimentos de Auditoria Interna e para finalizar comunicação e resultado da Auditoria Interna.

– Planejamento
– Execução do Trabalho de Auditoria
– Programas de Auditoria Interna
– Procedimentos de Auditoria
– Comunicação dos Resultados

Módulo 4 – Risco e Fraude Nas Organizações.

Neste quarto e último módulo, você deverá compreender a importância para o Planejamento para a Execução do Trabalho de Auditoria.

Os Programas de Trabalho executado e os procedimentos de Auditoria e para finalizar nosso curso os benefícios da comunicação e o resultado.

– COSO & COBIT
– Fraudes contra Organizações e o Papel da Auditoria
– Tríade da Fraude


E-BOOK: AUDITORIA OPERACIONAL

MÓDULO I – AUDITORIA INTERNA

  1. Origem da auditoria
  2. Conceito e Importância da Auditoria Interna
  3. Funções Básicas da Auditoria
  4. Modalidades de Auditoria Interna
  5. Diferenças Básicas entre Auditoria Interna e Auditoria Externa
  6. Estrutura Interna e Funcional de um Departamento de Auditoria
  7. Política e Desenvolvimento de Pessoal
  8. Treinamento
  9. Qualidades do Auditor Interno
  10. Código de Ética do Auditor Interno
  11. Relacionamento entre Auditor e Auditado

11.1 – Capacidade Técnica e Relações Humanas

11.2 – Barreiras na Comunicação

11.2.1- O Medo do Auditado

11.2.2 – Atitude de Superioridade por parte do Auditor

11.2.3 – Atitude de julgamento das Atividades e Informações dadas pelo Auditado

11.2.4 – Ar Dominador e de Certeza por parte do Auditor

11.2.5 – Ineficácia nas Habilidades de Comunicação Verbal e Não Verbal por parte do Auditor

11.3 – O Que Ajuda a Comunicação entre o Auditor e o Auditado

11.3.1 – Sinceridade, Honestidade e Abertura

11.3.2 – Cortesia e Amabilidade

11.3.3 – Contribuição para a Área Auditada

11.3.4 – Habilidades de Comunicação Verbal

11.3.4.1 – Acusar o recebimento

11.3.4.2 – Refletir

11.3.4.3 – Parafrasear

11.3.4.4 – Perguntar

11.3.4.5 – Elogiar

11.3.5 – Habilidades de Comunicação Não Verbal

11.3.5.1 – Atenção

11.3.5.2 – Expressões Faciais

11.3.5.3 – Inflexão de Voz

11.4 – Estilos de Gerência e o Auditor

11.4.1 – O Estilo Autocrático

11.4.2 – O Estilo Paternalista

11.4.3 – O Estilo Apoiador

11.4.4 – O Estilo Cooperativo

  1. Exercício da Auditoria Interna no plano Internacional

12.1 – Introdução

12.2 – Ética Profissional

12.3 – Atributos Profissionais

Propósito, Autoridade e Responsabilidade

Independência e Objetividade

Proficiência e Zelo Profissional Devido

Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria

12.4 – Desempenho Profissional

Gerenciamento da Atividade de Auditoria Interna

Natureza do trabalho

Planejamento dos Trabalhos de Auditoria

Execução do Trabalho de Auditoria

Comunicação de Resultados

Monitoração do Progresso

Resolução da Aceitação de Riscos pela Administração

12.5- Questões

12.6- Glossário

MÓDULO II – CONTROLE INTERNO

  1. Introdução
  2. Auditoria Interna no Processo de Controle
  3. Conceitos Básicos de Controle Interno
  4. Controles Internos em Algumas Áreas Operacionais

4.1- Compras e Recebimentos de Materiais

4.2- Vendas e Expedição de Mercadorias

4.3- Contas a pagar

4.4- Contas a Receber

4.5- Pagamentos

4.6- Recebimento

  1. Questões

MÓDULO III – TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

  1. Comprovação
  2. Testes e Amostragens
  3. Exemplos de Aplicação de Técnicas e Procedimentos de Auditoria
  4. Questões

MÓDULO IV – PROGRAMAS DE AUDITORIA

  1. Introdução
  2. Conceito
  3. Objetivos do Programa
  4. O Que o Programa de Auditoria Proporciona
  5. Fatores que Afetam o Programa
  6. Elaboração do Programa
  7. Planejamento do Programa
  8. Estrutura do Programa
  9. Utilização do Programa
  10. Tipos de Programa
  11. Vantagens do Programa
  12. Desvantagens do Programa
  13. Considerações Gerais
  14. Questões

MÓDULO V – PAPÉIS DE TRABALHO

  1. Conceito
  2. Objetivos dos papéis de Trabalho
  3. O Que Deve Conter os Papéis de Trabalho
  4. Divisão e Arquivo dos Papéis de Trabalho
  5. Referenciação dos Papéis de Trabalho
  6. Utilização de Símbolos
  7. Questões

MÓDULO VI – PLANEJAMENTO DE AUDITORIA E FATORES DE RISCO

  1. Introdução
  2. Relevância ou Materialidade
  3. Natureza das Operações
  4. Controle Interno
  5. Tempo Decorrido da Última Auditoria
  6. Alterações de Procedimentos
  7. Mudanças de Supervisão
  8. Novos Setores
  9. Interesse da Administração
  10. Tabela de Classes de Riscos
  11. Conclusão
  12. Controles Internos Segundo o Coso

1 – Introdução

2 – O Que é o COSO?

3 – O Trabalho do COSO

3.1- Definição

3.2- Processo de Controles Internos

3.2.1 – Ambiente de Controle

3.2.2 – Avaliação e Gerenciamento dos Riscos

3.2.3 – Atividades de Controle

3.2.4 – Informação e Comunicação

3.2.5 – Monitoramento

4 – Proposta de Roteiro

4.1 – Objetivo

4.2 – Riscos

4.3 – Atividades de Controle

4.4 – Informação, Comunicação e Monitoramento

4.5 – O Papel de Trabalho

QUALIDADES DO AUDITOR INTERNO

O Auditor Interno deve ser exato na apuração dos detalhes para seu serviço. Não deve aceitar informações vagas ou incompletas, ou que não possam ser comprovadas.
Além do preparo técnico e básico, mencionado anteriormente, deve manter-se “em dia” com a legislação correspondente, ou pelo menos saber onde e com quem poderá obter os detalhes necessários para o seu serviço.

É indispensável um “senso de proporção”, ou seja, achar-se habilitado a julgar se o custo da revisão exige mais ou menos detalhes em proporção ao seu próprio salário. Não compensa contar alfinetes, por exemplo.

No decorrer dos anos, no exercício de sua profissão, um bom Auditor Interno deve ser suficientemente curioso para saber tudo sobre entidade na qual colabora, sobre os sistemas de controle interno e seu funcionamento, e até conhecer mais sobre a empresa do que os próprios administradores.

Deve ser persistente em acompanhar, junto às áreas revisadas, a solução ou liquidação de anomalias constatadas. Esse follow up deve ser uma constante, respeitando-se o tempo suficiente para as correções devidas.

Um Auditor Interno recebe, quando entrosado na empresa, informações (nem sempre corretas) sobre falhas ou deslizes. Deve então saber separar as que dizem respeito ao seu trabalho das provenientes de intrigas sem maior importância.

Prevalecerá o senso de proporção ou julgamento pessoal, sempre evitando tomar partido em quaisquer situações. Na sua atuação, deve manter um espírito de independência, não se deixando influenciar pelas áreas sob sua revisão, mas apurando fatos comprováveis e verídicas.

SUMÁRIO: Relatórios de Auditoria Interna

Parte I

Introdução ao Relatório de Auditoria

Tipos de Relatórios

1) Relatórios Finais Sintéticos
2) Relatórios Finais Analíticos
3) Relatórios Especiais
4) Relatórios Parciais
5) Relatórios Verbais

A quem enviar o Relatório

Em geral é endereçado:
Enviar relatórios distintos aos seguintes setores:

Conteúdo básico do Relatório

Organização, desenvolvimento e planejamento do Relatório

Dicas para confeccionar o relatório de Auditoria

1 – Discutir com o responsável pelo setor auditado, os pontos que irão constar no relatório
2 – Dúvidas ao relatar determinado assunto
3 – Iniciar e fazer o relatório na empresa auditada
4 – Documento solicitado e não entregue
5 – Descrever, detalhar, qualificar e identificar as incorreções Considerações
6 – O Auditor apenas audita, não é de sua competência efetuar a conciliação das contas
7- O relatório não aponta pessoas culpadas, mas sim procedimentos incorretos
8- Citar o dispositivo legal quando possível
9- Auditor “sabonete”, quando o assunto não está pacificado pelos tribunais
10 – Justificar as recomendações mediante idéias lógicas
11- Jargões de Auditoria
12- Usar sinônimos
13 – Revisão do Relatório

Padrão geral para Relatórios de Auditoria

1. Estrutura do Relatório
1.1 Considerações Preliminares
1.2 Numeração dos pontos
1.3 Pontos de Relatório – Apresentação
1.4 Formatação do Relatório
2. Aspectos Gerais
2.1 Qualidade técnica
2.2 Revisão não-técnica
2.3 Evitando o erro
2.4 Erros a serem evitados

Parte II

Relatórios de Auditoria Trabalhista

Parte III

Relatórios de Auditoria Contábil

Parte IV

Relatórios de Auditoria Interna

Parte V

Relatórios de Auditoria de ICMS

SUMÁRIO: Auditoria: Teoria e Prática

Sumário

  1. Introdução
  2. Siglas Utilizadas
  3. 3. Auditoria

3.1 A Equação de Auditoria
3.2 Relacionamento do Auditor com a Gerência

  1. Normas e Responsabilidades Profissionais

4.1 Normas Gerais
4.2 Normas de Trabalho de Campo
4.3 Normas de Informação

  1. Fases de uma Auditoria

5.1 Planejamento Inicial
5.2 Análise do Risco
5.3 Execução do Trabalho
5.4 Resultado Final

  1. Teoria da Evidência e da Importância Relativa

6.1 Evidência Suficiente
6.2 Natureza da Evidência
6.3 Métodos para se Obter Evidências
6.4 A Importância Relativa (ou Relevância)
6.5 Critérios para Determinação da Importância Relativa

  1. O Risco de Auditoria

7.1 Componentes do Risco de Auditoria
7.2 Atribuição de Riscos Atribuídos de Forma Subjetiva Auditoria – Teoria e Prática

  1. O Controle Interno

8.1 Elementos do Controle Interno
8.2 Organização Empresarial e o Controle Interno
8.3 Objetivos do Controle Interno
8.4 Estudo e Avaliação dos Sistemas de Controle Interno
8.5 Provas de Cumprimento e Substantivas

  1. Descrição Temporal do Processo de Auditoria10. Marco Conceitual do Controle Interno11. Informe C.O.S.O. e Lei Sarbanes – Oxley12. Governança Corporativa

12.1 Evolução das Necessidades de Controle Interno das Empresas
12.2 Conflitos de Agentes
12.3 Novos Modelos no Enfoque do Controle Interno
12.4 COSO (“Committee of Sponsoring Organizatios of Treadway Commission, National 12.5 Commission on Fraudulent Financial Reporting”)
12.6 Elementos do Controle Interno
12.7 Fatores que freiam a implementação de um sistema de controle interno na gestão empresarial
12.8 Entorno do Controle
12.9 Os Valores Éticos
12.10 Compromisso de Competência Profissional – Conceituação
12.11 Filosofia e Estilo da Direção
12.12 Estrutura e Plano Organizacional
12.13 Políticas e Práticas de Recursos Humanos
12.14 Comitê de Administração ou Comitê de Auditoria
12.15 Avaliação dos Riscos
12.16 Riscos – Conceito – Análise – Mensuração
12.17 Tratamento das Mudanças
12.18 Atividades de Controle

13 Lei “Sarbanes Oxley”

13.1 O Que é a Lei “Sarbanes Oxley”?
13.2 Principais Aspectos da Lei

  1. Governança Corporativa
  2. O Programa de Auditoria

15.1 Modelo de Desenho de Programa de Auditoria
15.2 Análise dos Procedimentos de Auditoria Aplicáveis
15.3 Tabela de Intensidade das Provas Substantivas
15.4 Seleção dos Objetivos de Auditoria
15.5 Estudo das Variáveis que Determinam os Procedimentos
15.6 Análise dos Procedimentos de Auditoria Aplicáveis Auditoria – Teoria e Prática

  1. A Documentação de Evidência (Papéis de Trabalho)

16.1 Ativo Circulante
16.2 Programa de Auditoria para Bancos – Contas Movimento
16.3 Ativo Permanente
16.4 Passivo Circulante
16.5 Patrimônio Líquido
16.4 Resultado do Exercício
16.5 Modelo de Carta de Circularização de Bancos
16.6 Modelo de Carta de Circularização de Clientes
16.7 Modelo de Carta de Circularização de Fornecedores
16.8 Modelo de Carta de Circularização de Seguradoras
16.9 Modelo de Carta de Circularização de Estoques em Poder de Terceiros
16.10 Modelo de Carta de Circularização de Advogados
16.11 Carta de Representação de Diretoria e Gerência

  1. A Avaliação da Evidência

17.1 O Parecer de Auditoria

18 Auditoria – Casos

19 Bibliografia

Professor

PROF. IBRAIM LISBOA   

Coordenador Pedagógico da Escola de Auditoria, Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA.

Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento “Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais”.

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