Os auditores internos devem desenvolver e registrar um plano para cada trabalho de auditoria, incluindo o escopo, objetivos, prazo e alocação de recursos.
Considerações de Planejamento
No planejamento do trabalho de auditoria, os auditores internos devem considerar:
- Os objetivos da atividade objeto da revisão e os meios pelos quais esta controla seu desempenho.
- Os riscos significativos para a atividade, seus objetivos, recursos, e operações e os meios pelos quais o impacto potencial de risco é mantido a nível aceitável.
- A suficiência e a efetividade do gerenciamento de risco e dos sistemas de controle da atividade comparados a uma estruturação de controle pertinente ou modelo.
- As oportunidades para fazer melhorias significativas no gerenciamento de risco e nos sistemas de controle da atividade.
– Ao planejar um trabalho de auditoria a ser executado por prestadores de serviço (externos à organização), os auditores internos devem estabelecer com estes um acordo escrito sobre os objetivos, o escopo, respectivas responsabilidades e outras expectativas, incluindo-se restrições para a distribuição dos resultados do trabalho e o acesso aos respectivos registros.
– Os auditores internos devem estabelecer um entendimento com os clientes do trabalho de consultoria, em relação aos objetivos, escopo, respectivas responsabilidades e outras expectativas do cliente. Para trabalhos de grande importância, esse entendimento deve ser documentado.
Objetivos do Trabalho de Auditoria
Devem ser estabelecidos objetivos para cada trabalho de auditoria
– Os auditores internos devem realizar uma avaliação preliminar dos riscos relevantes relacionados à atividade objeto de auditoria. Os objetivos do trabalho de auditoria devem refletir os resultados dessa avaliação.
– O auditor interno deve considerar a probabilidade de erros, irregularidades, descumprimentos, e outras exposições significativas quando estiver desenvolvendo os objetivos do trabalho de auditoria.
– Os objetivos do trabalho de auditoria de consultoria deve discutir riscos, controles e processos de governança corporativa na extensão acordada com o cliente.
Escopo do Trabalho de auditoria
O escopo estabelecido deve ser suficiente para satisfazer os objetivos do trabalho de auditoria.
– O ambiente do trabalho de auditoria deve incluir a consideração de sistemas relevantes, registros, pessoal e propriedades físicas, incluindo aquelas sob controle de terceiros.
– Caso, durante um trabalho de auditoria de avaliação (assurance), apareçam importantes oportunidades de consultoria um acordo específico e escrito deve ser estabelecido sobre os objetivos, escopo, respectivas responsabilidades e outras expectativas e, os resultados do trabalho de consultoria divulgados em conformidade com as normas de consultoria.
– Ao executar as tarefas de consultoria agendadas, os auditores internos devem assegurar que o ambiente do trabalho consultoria seja suficiente para discutir os objetivos combinados. Se os auditores internos criarem reservas sobre o ambiente durante a execução do trabalho de consultoria, estas devem ser discutidas com o cliente para determinar se deve ser dada continuidade à execução das tarefas agendadas.
Alocação de Recursos ao Trabalho de Auditoria
Os auditores internos devem determinar os recursos apropriados para alcançar os objetivos do trabalho de auditoria. A formação da equipe deve ser baseada na avaliação da natureza e da complexidade de cada trabalho de auditoria, das limitações de tempo e de recursos disponíveis.
Programa de Trabalho de Auditoria
Os auditores internos devem desenvolver programas de trabalho que alcancem os objetivos do trabalho. Estes programas de trabalho devem ser registrados.
– Os programas de trabalho devem estabelecer os procedimentos para identificar, analisar, avaliar, e registrar informações durante o desenvolvimento do trabalho de auditoria. O programa de trabalho deve ser aprovado antes de seu início e quaisquer ajustes devem ser prontamente aprovados.
– Os programas de auditoria para trabalhos de consultoria podem variar na forma e conteúdo dependendo da natureza do trabalho.
(…)
Conteúdo editado em 02/02/2016, acesse atualizações no link abaixo.
Fonte: Curso – Formação de Auditores Internos, para acessar mais assuntos atualizados, clique aqui.
There is no ads to display, Please add some
No Comment