CURSO PRESENCIAL

Auditoria, Controle Interno e Gestão de Riscos

Ferramentas Essenciais para melhores práticas de Governança Corporativa

Curitiba - 08 e 09 de Dezembro

CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES

OBJETIVO

      Fornecer aos participantes o conhecimento básico e bases técnicas e práticas fundamentais para que possam aplicar metodologias e princípios que regem a função e as atividades da Auditoria Interna como Instrumento de Avaliação e Controle de Riscos Organizacionais.

PÚBLICO-ALVO

         Aos profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e estabelecer uma abordagem de auditoria, controles internos e gestão de riscos como ferramentas essenciais que alinhadas à estratégia da organização garantem a eficiência dos negócios: Auditores Internos, Gestores de Riscos, Segurança da Informação, Analistas de Compliance, Inspetores, Controladores Internos e outros profissionais interessados nas melhores práticas de Governança Corporativa.

PROGRAMA

Módulo I – Auditoria Interna

 

1. Fundamentos de Auditoria Interna com foco em processo e risco.

• Origem e Evolução da Auditoria Interna

• Estrutura da Auditoria Interna

• Alinhamento das atividades ao planejamento estratégico das organizações

• Tipos de Auditoria

• IPPF-Estrutura e Normas Internacionais de Práticas Profissionais

• O Estatuto da Auditoria Interna

• O Mercado de Trabalho no Brasil

 

2. Auditando em um ambiente de Governança, Riscos e Controles Integrados

• Código de Ética e Conduta Operacional

• A importância da correta divulgação da estratégia da organização

• Relacionamento com Orgãos Reguladores e Comitês da Auditoria

• Trabalhos complementares entre auditorias interna e externa

 

3. Auditoria pós Sarbanes Oxley, melhores práticas de acordo com os requisitos da Lei SOX e princípios do COSO

• Mudança cultural e desafios da auditoria interna pós Lei SOX e aplicação da metodologia COSO para avaliação de controles e riscos

• O Comitê de Auditoria

• Fortalecimentro do ambiente de controles com a adoção de canais de denúncia

 

4. Avaliação Contínua de Riscos - Atividades aplicadas pelos auditores para avaliar riscos

• Conceito de Gestão de Riscos

• Tipos de Riscos

• Processo de análise geral de riscos

• Avaliação de riscos

• Papel da Auditoria Interna na Gestão de Riscos

 

5. Auditoria de Fraudes

• Evidenciação de Fraudes

• Investigação de Fraudes

• Tipos de Fraudes

• Ética e Prevenção de Fraudes

• Fraudes x Risco Operacional

 

6. Comunicações de Auditoria

• Tipos de Comunicações e sua Aplicação

• Requisitos e Atributos Gerais das Comunicações

• Relatório e Sumário Executivo

 

7. Planos de Ação e Acompanhamento

• Da Recomendação ao Plano de Ação

• Conflitos com os Gestores e Habilidades de Negociação

• Acompanhamento e Implementação

 

Módulo II – Controle Interno e seus Elementos

 

Nos últimos anos, as estruturas de Controles Internos ficaram ainda mais em evidência, como consequência de dois principais fatores: a crise econômica mundial e os casos de fraudes internacionais que provocaram prejuízos financeiros, porque aumentaram os riscos sobre investimentos e impactaram na relação de transparência das empresas.

Este treinamento aborda os conceitos, a origem e aplicabilidade dos Controles Internos. Dessa forma, os participantes terão a capacidade de atestar se as empresas implementaram um sistema de controle eficaz em seus processos financeiros.

O resultado é o aumento do grau de confiança dos investidores, garantindo maior transparência dos processos pelos quais divulgam suas informações.

 

1.Novo Modelo no Enfoque do Controle Interno

• O que são

• Origem/Evolução

• Para que servem

• Objetivos de sua aplicação

• Lei Inerente (SOX)

• Aplicabilidade no Brasil

• Base para aplicação

• COSO

• Os 7 Elementos

• Objetivos dos controles

• Governança Corporativa

• Estrutura documentação regulatória

 

2.Conceitos de Controle Interno

• Conceito

• Componentes do controle interno

• Objetivo da avaliação do controle interno

• Destruidores de valor das empresas

• Visão de controles na gestão de riscos e valor aos acionistas

• Missão da área de controles internos

 

3.Metodologias de Identificação, Mapeamento e Aplicação dos Controles

• Fluxograma

• Questionário de avaliação do controle interno

• Documentação regulatória (políticas, normas, procedimentos e padrões)

• Racionalizando controles com uma visão orientada para riscos

• Como implementar controles para atingir objetivos corporativos

• Como justificar os custos de implementação de controles para a alta administração

 

4. CSA-Control Self Assesment (Auto Avaliação de Controle)

• Motivação para Implementação

• Diretrizes para Implementação

• Fatores Críticos de Sucesso

• Etapas de Implementação

 

5. Exercícios Práticos de Mapeamento de Controles, Identificação de Riscos e Aplicação de Controles Eficientes e Eficazes

• Aplicação

• Orientação

• Revisão

• Debates

 

Módulo III – Gestão de Riscos

 

A gestão de riscos um tema que suscita crescente atenção no mundo empresarial e diversas novas funções relacionadas a gestão de riscos vem surgindo, como assessor de gestão de riscos, risk officer e coordenador de gestão de riscos.

Entretanto, ha muitos anos os auditores internos vem, cada vez mais, planejando e executando seu trabalho tendo como referencial o mapeamento de riscos.

Nessa mesma linha, os auditores externos tem desenvolvido metodologias que contemplam, entre outros assuntos, o mapeamento de riscos relacionados com as demonstrações financeiras.

 

1. A importância da Gestão de Riscos nos Processos de Auditoria

Novos riscos surgem com novos tipos de estruturas corporativas e mudanças na tecnologia da informação.

Muitos controles sobre informações e ativos tem sido comprometidos ou ate eliminados como resultado de processos de reengenharia, terceirização, downsizing e redução de níveis organizacionais.

Há diferentes tipos de riscos, com características diferentes em função do ambiente empresarial em que a companhia atua e das próprias características operacionais. Portanto, cada tipo de companhia tem um universo de riscos diferente.

No novo contexto empresarial que vem emergindo, as organizações virtuais , com seus processos de produção e distribuição terceirizados, apresentam riscos específicos, mas administráveis, relacionados à satisfação dos clientes, à evolução tecnológica e ao controle de custos.

Para analisar, mapear e, principalmente, tomar decisões em termos de priorização e alocação de recursos para monitoramento de riscos, é sempre recomendável uma categorização destes por natureza e consequente relevância.

Assim, recomenda-se, entre outras, a seguinte classificação:

 

2.Tipologia dos Riscos

• Riscos relacionados à estratégia

• Riscos financeiros

• Riscos relacionados à tecnologia da informação

• Riscos operacionais

• Riscos de conformidade

• Riscos relacionados ao meio ambiente

 

3.Classificação dos riscos

• Impacto alto, médio ou baixo;

• Probabilidade alta, media ou baixa.

• Estável (nada sendo mudado).

• Crescente (devido a fatos como aumento de atividade).

• Decrescente (por previsão de implantação de novo sistema).

 

4. Componentes da Gestão de Riscos

• Ambiente Interno

• Fixação de objetivos

• Identificação de eventos

• Avaliação de riscos

• Resposta a risco

• Atividades de Controle

• Informações e comunicações

• Monitoramento

 

5. O processo de Risk Assessment

• Introdução ao ERM- Enterprise Risk Management

• Parceria entre Auditores e Gestores

• Levantamento de riscos junto aos gestores

• Revisão dos riscos pela Auditoria

 

6. Prioridades de Auditoria de riscos

• Processos que sofreram significativas alterações

• Preocupações da alta administração

• Fatores conjunturais e de mercado

 

7. Fatores de limitação que podem afetar as prioridades

• Recursos Humanos

• Acesso a informações

• Custos de deslocamentos

 

8.Outros aspectos a considerar

• Processos de baixo risco

• Profundidade das análises

• Reavaliação dos riscos

 

METODOLOGIA

O treinamento será ministrado através de exposição oral interativa, baseada em recursos visuais, debates, dinâmicas de grupo, apresentação de cases, através da experiência do palestrante. Os participantes realizarão exercícios para auxiliar a fixação do tema proposto.

Abordagem didática e prática baseada no construtivismo: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as idéias apresentadas.

O palestrante estimulará o grupo com perguntas, visando dinamismo, troca de experiências e melhor assimilação do conteúdo abordado.

PROFESSOR

PROFESSOR IBRAIM LISBOA

Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book's) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria - Curitiba/PR. (disponíveis nos sites www.portaldeauditoria.com.br e www.maph.com.br).

AUDITOR INTERNO HÁ MAIS DE 30 ANOS

INSCRIÇÕES

INFORMAÇÕES GERAIS:

Carga-horária: 16 horas/aula

Data: 08 e 09 de Dezembro de 2016

Horário: Início 8:30 horas e término 17:30 horas

Local: ACP -

Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão

Investimento: Solicite informações

 

Telefones: (41) 3272-8507 | (41) 3372-9141 | (41) 3068-6708

E-mail: cursos@portaldeauditoria.com.br

 

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O Portal de Auditoria reserva-se no direito de cancelar o treinamento de acordo com o número mínimo de participantes necessário, no prazo de até 07 dias úteis antes da data de realização do curso, sob aviso imediato aos já inscritos.

Este curso pode ser realizado InCompany

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