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FORMAÇÃO I
1: Introdução e Conceitos
1.1 Definição de “Auditoria Interna”
1.2 O IPPF – Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF)
2: Normas da Profissão e o Código de Ética
2.1 As Normas da Profissão de Auditoria Interna
2.2 Normas de Atributo
2.3 Normas de Desempenho
2.4 O Código de Ética do The IIA – (The Institute of Internal Auditors)
2.5 Código de Ética – Princípios e Regras de Conduta
3: Tipos de Auditoria, Tecnologia da Informação e o Mercado de Trabalho
3.1 Tipos de Auditoria
3.2 O Ambiente de TI e seu Papel nas Organização
3.3 O Mercado de Trabalho para os Auditores no Brasil
4: Auditoria Baseada em Riscos
4.1 Objetivos e Benefícios da Auditoria baseada em Riscos;
4.2 Principais Fundamentos da Governança, Riscos e Controle Interno
4.3 Governança Corporativa
4.4 Governança de T.I
4.5 Riscos (Impacto x Probabilidade)
4.6 Avaliação de Riscos de T.I
4.7 Controles Internos
4.8 Auditoria Baseada em Riscos – ABR: COSO IC-IF
4.9 Auditoria Baseada em Riscos – ABR: COSO ERM
4.10 Auditoria Baseada em Riscos – ABR: COBIT
5: A Metodologia de Auditoria Interna
5.1 As 04 etapas de um trabalho de Auditoria
5.2 Planejamento
5.3 Execução
5.4 Comunicação (Relatório)
5.5 Monitoramento das Ações Corretivas (Follow up)
5.6 Comunicação da Aceitação de Riscos – “Assunção de Risco”
FORMAÇÃO II
1: Definições e Conceitos
1.1 Definição de “Auditor”
1.2 A Atuação da Auditoria Interna
1.3 O IPPF – Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF)
1.4 As Normas da Profissão de Auditoria Interna
1.5 Normas de Atributo e Normas de Desempenho
1.6 Definição de Auditoria Interna e Consultoria segundo o The IIA
1.7 Definição de Governança Corporativa segundo o The IIA e IBGC
1.8 Gestão de Riscos segundo as normas internacionais – IPPF
1.9 A Natureza do Trabalho do Auditor
2: Estatuto, Independência e Objetividade
2.1 O propósito, autoridade e a responsabilidade da auditoria
2.2 Auditoria Interna versus melhores práticas
2.3 Responsabilidade Ética do Auditor Interna
2.4 O Código de Ética do The IIA – (The Institute of Internal Auditors)
3: Tipos de Auditoria, Tecnologia da Informação e o Mercado de Trabalho
3.1 Tipos de Auditoria
3.2 O Ambiente de TI e seu Papel nas Organização
3.3 O Mercado de Trabalho para os Auditores no Brasil
4: Habilidades e perfil Esperados do Auditor Interno
4.1 Habilidades esperadas do Auditor Interno
4.2 Perfil esperado dos Auditores Internos;
5: A Metodologia de Auditoria Interna
5.1 As 04 etapas de um trabalho de Auditoria Interna
5.2 Planejamento
5.3 Execução
5.4 Comunicação (Relatório)
5.5 Proficiência e Zelo Profissional
5.6 O Auditor em Processo de Investigação de Fraudes
5.7 O Monitoramento das Ações Corretivas (Follow up)
6: A Auditoria Baseada em Risco – ABR
6.1 Foco e visão das Auditorias HOJE
6.2 Definição de Risco
6.3 Governança e Avaliação de Riscos de T.I
7: Normas e Ferramentas de Riscos e Controles Internos
7.1 NBR ISO/IEC 27001 – (Sistema de Gestão da Segurança da Informação – SGSI)
7.2 Norma ISSO 31000
7.3 As Três Linhas de Defesa e Três Linhas (Publicada em Julho/2020)
7.4 Os Controles Internos
7.5 Auditoria Baseada em Riscos – ABR segundo o COSO IC-IF, COSO ERM e o COBIT
8: Plano Anual de Auditoria Interna baseada em Riscos e a Metodologia
8.1 As premissas para elaboração do Plano de Auditoria Interna
8.2 Levantamento de Riscos junto a Alta Administração e principais Gestores
8.3 Reunião prévia para o início dos trabalhos de auditoria
9: A Comunicação dos Resultados (Relatório)
9,1 Requisitos de qualidade do Relatório conforme as melhores práticas de redação
9.2 Cuidados que devem ser tomados durante a elaboração do relatório de auditoria
9.3 Cuidados a serem tomados na colocação da negação
9.4 O Sumário Executivo
9.5 A Conclusão dos Trabalhos
9.6 A redação e composição dos Pontos de Auditoria (Achados de Auditoria)
9.7 Alguns aspectos importantes a serem considerados no momento de escrever/relatar um ponto de auditoria
9.8 As Recomendações de Auditoria Interna no Relatório de Auditoria
9.9 Classificações dos Relatórios por nível de relevância “rating”
9.10 Uso de Apêndices e Declaração de Conformidade com as Normas
9.11 Apresentação dos Resultados ao Cliente Interno
9.12 Monitoramento de Ações Corretivas (Follow-up) e cuidados a srem observados
9.13 Comunicando a Presidência, Comitê, Conselho de Administração e outras Partes Interessadas.
9.14 Melhorando a comunicação dos resultados da Auditoria Interna
9.15 Indicadores e métricas de desempenho ou chamados “Dashboard de Auditoria Interna”.
Módulo I – Auditoria Interna
Seção 01 – Origem e Evolução da auditoria
Seção 02 – Conceito e Importância da auditoria
Seção 03 – O Código de Ética do The IIA
Seção 04 – Código de Ética e Conduta Operacional
Seção 05 – Mudança Cultural e Desafios da Auditoria Pós SOX
Seção 06 – Conceito de Gestão de Riscos
Seção 07 – Auditoria de Fraudes
Seção 08 – Comunicações de Auditoria
Seção 09 – Plano de Ação e Acompanhamento em processos de Auditoria
Módulo II – Controle Interno
Seção 01 – Origem e Evolução
Seção 02 – COSO- Comitê das Organizações Patrocinadoras
Seção 03 – Conceitos de Controle Interno
Seção 04 – Informação e Comunicação
Seção 05 – Técnicas para estudo e avaliação do controle interno
PAPÉIS DE TRABALHO
RELATÓRIOS DE AUDITORIA
• Normas Internacionais de Auditoria Interna, introdução e importância.
• Benefícios das Normas Internacionais para o Departamento de Auditoria Interna.
• O IIA – The Institute of Internal Auditors como entidade responsável pela edição das Normas Internacionais.
• O IIA e as “Normas para o exercício profissional de auditoria interna”, contendo a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) e o Código de Ética do auditor interno.
• Propósito das Normas Internacionais e as orientações mandatóri* as definidas pelo IPPF (International Professional Practices Framework ).
• Definição de Auditoria Interna conforme as melhores práticas.
• Estatuto de Auditoria Interna e sua importância para a definição e atribuições da Auditoria Interna.
• Código de Ética, importância e seus benefícios.
• Estrutura das Normas Internacionais.
• Entendimento e Interpretação de cada Norma Internacional.
• Discussão de cada Norma Internacional, comparando com a estrutura e metodologia praticada na empresa.
• Q.A – Quality Assessment Definição, objetivo, benefícios e vantagens na obtenção.
• Certificação dos Departamentos de Auditoria Interna. Definição, importância, benefícios, vantagens e como obtê-la conforme as melhores práticas e normas Internacionais definidas pelo IIA.
• IIA – The Institute of Internal Auditors como único órgão responsável em fornecer o selo de garantia da qualidade internacional (Certificação dos Departamentos de Auditoria).
AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL EM CONTAS A RECEBER:
AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL EM CONTAS A PAGAR:
AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL EM BENS PATRIMONIAIS:
AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL EM ESTOQUES:
AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL EM LOGÍSTICA INTERNA:
O Portal de Auditoria foi criado em 2004, a partir de uma demanda crescente por conteúdos relacionados a área de Auditoria Interna, escassa até então na época.
Tendências vindas principalmente dos EUA, a partir de legislações como a lei SOX (Sarbanes-Oxley Act) e novas práticas elaboradas pelo comitê COSO, começaram a serem importadas e implementadas por empresas brasileiras, novo até então em território nacional, o que incentivou o desenvolvimento e criação do site www.portaldeauditoria.com.br.
Atualmente, impulsionada pelos nossos conteúdos, temos mais de 1,5 milhão de acessos anualmente, com mais de 100.000 pessoas cadastradas em nossos bancos de dados.
A partir dos conteúdos divulgados, e toda expertise acumulada com profissionais da área, começamos a trabalhar com treinamentos, todos voltados ao mercado de trabalho prático da área.
Hoje, contamos com mais de 10 professores titulares do grupo, com treinamentos Presenciais, In Company e também com Cursos Online – recebendo mais de 1.800 alunos/ano.
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