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Data / Hora
Date(s) - 17/02/2017
9:00 - 18:00

Localização
ACP - Associação Comercial do Paraná

Categorias


Objetivo

  • Fornecer aos participantes técnicas necessárias para a sua atuação na Justiça do Trabalho e condições de executar, na prática, o papel de Preposto da Empresa, bem como de contribuir com a organização para a adoção de procedimentos corretivos e preventivos para a diminuição de riscos com ações judiciais;
  • Capacitar profissionais em boas práticas para a gestão do Passivo Trabalhista (oculto e efetivo);
  • Conhecer os Riscos e Controlar os Custos decorrentes das Ações Trabalhistas;
  • Criar Programas de Prevenção de Riscos;
  • Buscar a diminuição do passivo trabalhista;
  • Identificação dos resultados positivos alcançados (quantidade de processos e valores envolvidos).

Público-Alvo

Gestores e Gerentes de Recursos Humanos e/ou Departamento Pessoal, Gestores e Líderes da Empresa em geral (Administrativos e Operacionais), Advogados Trabalhistas, Prepostos de Empresas, Paralegais e demais profissionais ligados às áreas de Recursos Humanos, Depto Pessoal e da Administração.

Carga horária

08 horas/aula

Programa

Identificação Do Preposto Do Empregador
– Disposições Legais, interpretação jurisprudencial e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho;

– Os 3 (três) Erros Clássicos na Escolha do Preposto.
– Apresentação e Habilitação do Preposto – “Carta de Preposição”;
– Política de Ação Pré-Audiência Trabalhista: Acordos, Valores das ações previamente calculadas;

– Revelia e pena de confesso: causa e consequências (súmula 122 do Colendo TST);

– Atuação do Preposto na hipótese de não comparecimento do advogado.

PERFIL DO PREPOSTO DA EMPRESA – Posturas E Procedimentos
– Perfil Recomendado para um Preposto
– Responsabilidades / Procedimentos / Posturas do Preposto
– O Preposto e o Conhecimento dos Fatos
– A elaboração de relatórios;
– A participação nas audiências;
– A apresentação pessoal e o relacionamento com o judiciário;
– O falar a verdade;
– A revelia e a confissão: súmula 122 do Colendo TST.
– O Preposto e o Pregão da Audiência
– Cuidados do Preposto que ajudam a Empresa
– Questão da Impontualidade e Ausências do Preposto em Audiências e suas Conseqüências
– O preparo para as audiências trabalhistas: simulação com os envolvidos;
– A sinergia entre as áreas: jurídico, RH e área envolvida;
– A situação Preposto X Empregado – Compromisso com os interesses do empregador e a Ética Profissional

Contingências Do Dia-A-Dia Do Preposto
– O preposto desacompanhado do advogado;

– A defesa oral e os argumentos competentes;
– O adiamento da audiência e a intimação das testemunhas;
– A alegação da prescrição quanto aos créditos trabalhistas.

 

Reclamações Trabalhistas – O Enfoque Administrativo-Prático Dos Processos – Audiências Trabalhistas
– Sujeitos do Contrato de Trabalho – Partes litigantes na Justiça do Trabalho;

– O jus postulandi na Justiça do Trabalho;

– Responsabilidade Civil do Empregador ou Tomador de Serviços
– Visão Objetiva das fases processuais das Ações Trabalhistas;
– Cuidados a serem observados antes da audiência;
– Tipos de audiência;
– Os requerimentos que podem ser formulados em audiência pelo preposto;

– Prova na Justiça do Trabalho;

– A importância da Prova Testemunhal
– Coleta de provas: documentos, testemunhas e perícia;
– Acordos, aumento das reclamatórias trabalhistas.

– Fluxograma do Processo Trabalhista (Da Inicial à Sentença)

Problemas Típicos Trabalhistas E As Soluções
– Terceirização e o vínculo de emprego;- Teletrabalho;
– Jornada de trabalho: horas extras, intervalo para refeição;
– Descontos indevidos;
– Adicionais de Insalubridade e de Periculosidade, uso dos EPI’s, Acidentes do Trabalho e as Doenças Ocupacionais;
– Danos Trabalhistas: Dano Moral e Dano Existencial e os Assédios Moral e Sexual – Medidas Preventivas

– Política de Prevenção do Uso de Tecnologias e o uso indevido dos equipamentos de informática;

– O desconhecimento dos acordos e convenções coletivas.

A prevenção dos conflitos e de ações judiciais trabalhistas
– Atitudes para Reduzir Reclamações Trabalhistas

– Relatório de Audiências: Implementação do Sistema de Controle Interno

– Sigilo das Informações Processuais (equivalência da Lei Federal Regulamentadora da Profissão de Advogado)

– Banco de Dados dos títulos mais condenados e a identificação dos possíveis conflitos
– Planejamento da Estratégias de Defesa
– A avaliação das condições de trabalho e a criação de mecanismos de prevenção:
– Criação do CIPRT-Comitê Interno de Prevenção de Reclamações Trabalhistas

Metodologia

O treinamento será ministrado através de exposição oral interativa, baseada em recursos visuais, debates, dinâmicas de grupo, apresentação de cases, através da experiência do palestrante. Os participantes realizarão exercícios para auxiliar a fixação do tema proposto.

Abordagem didática e prática baseada no construtivismo: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as idéias apresentadas.

O palestrante estimulará o grupo com perguntas, visando dinamismo, troca de experiências e melhor assimilação do conteúdo abordado.

Professor

Deise Neves Botelho Rezende Lisboa
Auditora especialista em direito do trabalho

Advogada especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário e Direito Cooperativo (Universidade Mackenzie/São Paulo-SP), Auditora, Consultora Empresarial e Assessora de Relações Trabalhistas e Sindicais, com atuação em grandes empresas e órgãos públicos, desde 1984.

Foi Consultora Jurídica do Grupo IOB, advogada de Bancas Jurídicas de expressão nacional (Sylvia Romano Advogados Associados, Drausio Rangel e Associados e Oliveira Neves & Advogados Associados), Gestora de Relações Trabalhistas e advogada da CAVO-Grupo Camargo Correa.

Pós-Graduada em Economia e Gestão das Relações de Trabalho, Direito Empresarial e MBA em Cooperativismo.

Especialista na Preparação de Prepostos de Empresas para atuação na Justiça do Trabalho e em demais órgãos públicos, por meio de Cursos Preparatórios, desde 1992, em vários Estados do Brasil.

Deise Rezende tem forte atuação na Gestão Preventiva para Redução de Custos e Riscos em Reclamações Trabalhistas das empresas. Três vezes premiada no TOP OF MIND de RH/São Paulo-SP, na Categoria Consultoria Trabalhista.

Palestrante renomada, desde 1992, em vários Cursos, Seminários, Conferências e Palestras sobre temas da área de Relações Trabalhistas em diversos Estados do Brasil, possuindo vários títulos de palestras de sua autoria, sobre temas que envolvem as Relações Trabalhistas, Auditoria e Compliance Trabalhista.

Pioneira na ministração do Curso “COMO REDUZIR O PASSIVO TRABALHISTA DA EMPRESA©” (“Como Prevenir Reclamações Trabalhistas©”) em todo o Brasil.

Autora do Livro “Ensaios sobre as Relações de Capital e Trabalho da Atualidade” (Editora Mission, 2002 – São Paulo), e do livro eletrônico (E-book) “Manual Prático de Iniciação ao Processo do Trabalho – Conceitos e Práticas Processuais Trabalhistas com Modelos de Peças” (MAPH Editora Ltda. – Curitiba/PR – disponível no site www.valorjuridico.com.br).   Articulista na mídia impressa e eletrônica, com entrevistas e diversos artigos publicados em vários Estados do Brasil (São Paulo/SP – Rio de Janeiro/RJ – Porto Alegre – Curitiba/PR  – Recife/PE – Salvador/BA ‘Rede Bahia – Rede Globo’).


O Portal de Auditoria reserva-se no direito de cancelar o treinamento de acordo com o número mínimo de participantes necessário, no prazo de até 07 dias úteis antes da data de realização do curso, sob aviso imediato aos já inscritos.
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