Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 13/02/2017 - 14/02/2017
9:00 - 18:00

Localização
DARYUS

Categorias


Objetivo

Os Controles Internos constituem um processo que busca maior segurança das informações e processos operacionais das organizações, deve ser implementado pela alta administração da empresa com apoio profissional da área de Compliance e/ou controles internos, deve envolver diretores, gestores e colaboradores de todos os níveis, com a finalidade de prover razoável garantia quanto à realização dos objetivos específicos da empresa, nas seguintes categorias: observar o alinhamento das ações ao direcionamento estratégico; conceder efetividade e eficiência às operações; obter confiabilidade no processo de comunicação, especialmente por meio das demonstrações contábeis; e assegurar a conformidade com as leis e os regulamentos.

Treinamento com foco em melhores práticas de controles internos e mapeamento de processos voltados ao mundo corporativo, instituições financeiras, seguradoras e empresas não financeiras que buscam a implementação de melhores praticas de Governança Corporativa e Gestão de Riscos.

Dar aos participantes conhecimentos que auxiliem suas habilidades na condução de projetos de Análise e Modelagem de Processos de Negócio.

Público-Alvo

Indicado para profissionais que estejam em fase de implementação e para profissionais que necessitam rever conceitos e metodologias para aprimoramento dos processos de controles Internos.

Áreas: controles internos, compliance, controladoria, gestão de riscos, auditoria, processos, governança, gestão administrativa, financeiro, contabilidade, segurança da informação, normas, padrões e planejamento, jurídicos, finanças e controle, planejamento estratégico, comitês de auditoria, planejamento financeiro, planejamento corporativo, controle e gestão, controles financeiros, gestão financeira, tecnologia da informação e demais áreas envolvidas, direta ou indiretamente, com o processo de governança corporativa.

Carga horária

16 horas/aula

Programa

• 17 Principios do Controle Interno EFICAZ do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission)

Visão geral de estruturas, papéis, responsabilidades e interação com as diferentes áreas e níveis organizacionais.

Framework de Controle Interno segundo o COSO

O Controle Interno na Gestão de Riscos

• COBIT 4.1 (Control Objectives for Information and related Technology)

Gestão de Terceiros

Gestão de Continuidade

Monitoramento de processos

• COBIT 5.0 (Control Objectives for Information and related Technology)

Governança e Gestão

Segurança da Informação

• Fundamentos do Processo de Negócio

Giro do ciclo do PDCA

Objetivos Mapeamento e modelagem de processos.

• Conceitos de Business Process Management – BPM.

• Utilização do Software Bizagi para desenho do fluxograma

• Forma de representar processos de negócio: mapa, diagrama, modelo.

Resultados esperados com o curso:

Entender o ambiente organizacional;

Entender o que são processos de negócio;

Conhecer os principais elementos de um processo de negócio;

Entender como os elementos se relacionam entre si num processo;

Aprender o que são eventos;

Aprender a mapear um processo de negócio;

Aprender a importância da simulação;

Aprender a importância da implantação de processos.

Metodologias e ferramentas utilizadas:

• Apresentação através de PowerPoint

• Vídeos e matérias apresentadas na mídia para discussão em sala sobre as falhas de processos.

• Apresentação de teorias aliadas as melhores praticas

• Durante o curso o instrutor apresenta exemplos reais para discussão entre os participantes

• A eficácia do treinamento depende da participação dos profissionais e questionamentos sobre a aplicabilidade das metodologias.

Benefícios:

Trabalhar o conhecimento das pessoas e da organização como foco na cultura organizacional, evidenciar os preceitos aos quais os Controles Internos estão submetidos e conhecer os principais direcionadores de Controles Internos e Compliance utilizados em cada organização.

Metodologia

O treinamento será ministrado através de exposição oral interativa, baseada em recursos visuais, debates, dinâmicas de grupo, apresentação de cases, através da experiência do palestrante. Os participantes realizarão exercícios para auxiliar a fixação do tema proposto.

Abordagem didática e prática baseada no construtivismo: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as idéias apresentadas.

O palestrante estimulará o grupo com perguntas, visando dinamismo, troca de experiências e melhor assimilação do conteúdo abordado.

Professor

Marcos Assi
Auditor interno especializado em compliance

Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Segurança da Informação, e Auditoria Interna.

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Pericia pela FECAP, Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation.

É também Auditor, Contador e Controller, posições estas assumidas em bancos nacionais e internacionais com 29 anos de experiência exercidos no Banco Toyota do Brasil, Banco BBA Creditanstalt (Atual ITAU-BBA), Banco ABC Brasil, entre outros.

 

Participou ativamente na Implementação das Áreas de Controladoria e Compliance do Banco JBS em 2008 e do Banco da China Brasil em 2009. Vem a cada dia se especializando na prática em Contabilidade Internacional, Gestão de Riscos, Governança Corporativa, Governança de TI, Controles Internos e Compliance, Prevenção à fraudes e a Lavagem de dinheiro, bens e direitos.

Prêmio Quality Brasil 2014 – pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração – Segmento Consultoria e Treinamento

Prêmio “Troféu Anita Garibaldi” 2014 – Serviços prestados a Sociedade Brasileira – Consultoria e Treinamento.

Troféu Top Of Business 2014 – Edição Nacional – MASSI Consultoria e Treinamento.

Prêmio em Excelência de Capacitação 2013 nas Áreas de GRC e CIC pela Câmara Brasileira de Cultura.

Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional, na área das “CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS”, com ênfase em “PERÍCIA E AUDITORIA” – Grau honorífico Acadêmico de Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura

Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2013 – Braslider – Destaque Consultoria e Treinamento.

Professor do curso de MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração – Labfin), Saint Paul Escola de Negócios, do Centro Paula Sousa – FATEC, da Universidade de São Caetano do Sul – USCS, da Escola de Negócios UBS – União Business School, da SUSTENTARE Escola de Negócios de Joinville-SC, do MBA de Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan Escola de Negócios,  da REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior de Dracena e Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde – MT.

Instrutor de Controles Internos, Compliance  e Prevenção a Fraudes da INFI – Febraban – Educação Corporativa.

Instrutor do ICA (International Compliance Association – London), para Compliance de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Autor dos livros:

“Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio” – Saint Paul Editora  – 2ª Edição – 2014 –  “Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” – Saint Paul Editora  – 2012 –  “Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios”, – Saint Paul Editora  – 2013.


O Portal de Auditoria reserva-se no direito de cancelar o treinamento de acordo com o número mínimo de participantes necessário, no prazo de até 07 dias úteis antes da data de realização do curso, sob aviso imediato aos já inscritos.
Enviar um comentário