Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 16/02/2017
9:00 - 18:00

Localização
ACP - Associação Comercial do Paraná

Categorias


Objetivo

Auditar e acompanhar contratos terceirizados de maneira prática e segura, salvaguardando os interesses da organização, evitando exposições legais, custos, riscos desnecessários e desgastes, permitindo a gestão eficaz dos serviços.

Fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos.

Público-Alvo

Empresários e Diretores, Diretores e Gerentes de Controladoria e Financeiro, Gestores responsáveis pela contratação de terceiros, Gerentes e Fiscais de Contratos Terceirizados, Auditores e Consultores, Demais profissionais direta ou indiretamente ligados à atividade de contratação de serviços.

Carga horária

08 horas/aula

Programa

Auditoria Em Terceirizações

  • O que é e como pode ser aplicada essa ferramenta preventiva como auto-revisão dos processos de contratação de terceiros
  • A moderna concepção da auditoria

Como Planejar E Executar A Auditoria Em Contratação De Terceiros

  • Planejamento dos trabalhos
  • Estratégia de abordagem inicial
  • Identificação de prioridades e riscos
  • O papel dos auditores e auditados no processo de auditoria

O Mecanismo Da Terceirização

  • Histórico da terceirização no Brasil e no Mundo
  • Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades
  • Considerações gerais sobre terceirização
  • Modalidades de contratações terceirizadas
  • Áreas de aplicação da terceirização
  • Fatores comprometedores da contratação de serviços e mão-de-obra terceirizada

Auditoria Em Processos De Seleção E Contratação De Terceiros

  • Capacidade empresarial do terceiro
  • Análise cadastral do terceiro
  • Custo real da modalidade terceirizada (serviço ou mão-de-obra)
  • Rotinas preventivas para empresas tomadoras de serviços terceirizados

Auditoria Em Contratos De Terceiros – Aspectos Legais

  • A importância do Contrato Eficaz e Seguro – (Cláusulas contratuais)
  • Documentação e procedimentos relevantes do terceiro
  • Procedimentos para pagamento do terceiro
  • Retenções tributárias de terceiros prestadores de serviços
  • Evidência de Procedimentos na Contratação para evitar a geração de Passivo Trabalhista/Tributário/Financeiro. (Riscos contratuais)
  • Inclusão de cláusulas inovadoras e assecuratórias para garantir desempenho,

Auditoria De Gestão Em Contratos Terceirizados – Aspectos Estratégicos

  • Ações do Gestor/Fiscal-Postura/Atribuições/Perfil
  • Diagnose empresarial/contratual – procedimentos
  • A responsabilidade civil e criminal do tomador dos serviços
  • Responsabilidade solidária e subsidiária
  • Atendimento à fiscalização/atuação da DRT e do MPT
  • Solução de divergências nas rescisões contratuais via arbitragem

O Relatório Da Auditoria

  • A importância do relatório final
  • Como apresentar e implementar relatórios

Diferencial Desse Treinamento

Será disponibilizado aos participantes Roteiros e Procedimentos de Auditoria como parte integrante do material didático, imprescindível para auditar e acompanhar a gestão de contratos terceirizados.

Metodologia

O treinamento será ministrado através de exposição oral interativa, baseada em recursos visuais, debates, dinâmicas de grupo, apresentação de cases, através da experiência do palestrante. Os participantes realizarão exercícios para auxiliar a fixação do tema proposto.

Abordagem didática e prática baseada no construtivismo: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as idéias apresentadas.

O palestrante estimulará o grupo com perguntas, visando dinamismo, troca de experiências e melhor assimilação do conteúdo abordado.

Professor

Ibraim Lisboa
Auditor interno há mais de 30 anos

Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento “Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais”. Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book’s) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria – Curitiba/PR. (disponíveis nos sites www.portaldeauditoria.com.br e www.maph.com.br).


O Portal de Auditoria reserva-se no direito de cancelar o treinamento de acordo com o número mínimo de participantes necessário, no prazo de até 07 dias úteis antes da data de realização do curso, sob aviso imediato aos já inscritos.
Enviar um comentário