Horas Extras e seus Reflexos


AUDITORIA TRABALHISTA

É uma atividade especializada independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da integridade, confiabilidade dos sistemas estabelecidos visando assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos.

 FRAUDES NA ÁREA TRABALHISTA

 Pesquisa respondida por 805 empresas (industrial, comercial e prestação de serviços)

Cerca de 50% (409) delas já constataram terem sofrido problemas com fraudes ou erros na administração da área trabalhista, acumulando, ainda, problemas como o aumento excessivo dos encargos  sociais (83%).

Dessas 409 empresas sofreram fraudes ou erros de administração, 44% ainda sofreram punições do Fisco, com autuações e multa.

*Fonte: CEPEX – Centro de Pesquisa Grupo Mission – 2001-2002

A empresa deve se preocupar mais com as atitudes administrativas voltadas para a prevenção de riscos trabalhistas

Principais áreas que criam e/ou aumentam o passivo trabalhista

 Principais reclamações:

 A importância da Auditoria

Procedimentos de Auditoria

Exame físico: verificação “in loco”, a qual fornece ao Auditor a formação de sua opinião quanto à existência física de um item.

Confirmação: É o procedimento de auditoria pelo qual o Auditor se respalda em documentação formal e isenta de pessoas independentes à entidade.

Exame dos documentos originais:  procedimento voltado para a comprovação das transações evidenciadas por documentação comprobatória dessas transações, observando sempre os seguintes aspectos:

Conferência dos Cálculos: procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas, sendo mesmo, o mais comum dos procedimentos de auditoria, e se revestindo de vital importância na exatidão da formação de opinião.

Investigação minuciosa: procedimento voltado para o exame me profundidade do assunto auditado podendo aplicar-se sobre um documento, uma análise, uma informação obtida, etc.

Inquérito: consiste na formulação de perguntas (questionários) e na obtenção de respostas satisfatórias, sendo um dos procedimentos de maior importância.

Observação: procedimento mais objetivo, implica o envolvimento de poder de constatação visual do auditor, dependendo de habilidades pessoais desenvolvidas no decorrer das experiências profissionais. Pode revelar erros, dificuldades, inadequações e deficiências, exigindo senso crítico muito aguçado para evitar juízos de valor não plenamente embasados. É recomendável análise criteriosa dos dados obtidos antes de formar uma opinião.

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Auditoria Trabalhista

 

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