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Documentação de Auditoria Interna -Papéis de Trabalho, Pareceres e Relatórios


A QUEM ENVIAR O RELATÓRIO

 

A distribuição de um relatório varia em função do tipo de auditoria e da organização da empresa.

 

EM GERAL É ENDEREÇADO:

 

1)      Ao diretor geral ou gerente geral.

2)      Ao gerente responsável pelas atividades sujeitas à auditoria.

3)      À pessoa diretamente ligada às atividades que estão sendo examinadas.

 

A cada nível da administração deve ser enviado um relatório apontando as falhas das seções examinadas.

 

Por exemplo: no exame da folha de pagamento são notadas as seguintes deficiências:

 

1)      Constantemente são feitos pagamentos que excedem o valor líquido da folha;

2)      Faltavam algumas declarações de dependentes;

3)      Para três funcionários selecionados, as deduções foram calculadas de forma incorreta;

4)      Foram pagas gratificações sem autorização.

 

 

ENVIAR RELATÓRIOS DISTINTOS AOS SEGUINTES SETORES:

 

1)    Alta Administração

            Pagamentos em excesso

            Gratificações sem autorização

 

2)    Chefe do Departamento de Pessoal

            Falta de declaração de dependentes

            Deduções calculadas incorretamente

 

Princípio Básico

 

CONHEÇA QUEM IRÁ LER O RELATÓRIO E A UTILIDADE DO RELATÓRIO PARA ELE. IDEALIZE E ESCREVA O RELATÓRIO EM FUNÇÃO DESTES PRINCÍPIOS.

 

CONTEÚDO BÁSICO DO RELATÓRIO

 

OBJETIVOS

 

a.       Identificação das áreas auditadas.

b.       Perfil dos exames realizados.

c.       Data-base ou período auditado.

d.       Período em que foram realizados os exames.

 

RESULTADOS DOS EXAMES

 

e.       Fatos constatados e de relevância.

f.        Informações relativas aos fatos constatados.

g.       Descrição dos procedimentos estabelecidos e dos pontos não seguidos.

 

CONCLUSÕES

 

h.       Opinião clara e concisa do auditor, suportada em fatos;

i.         Comentários do auditado.

 

RECOMENDAÇÕES

 

j.        Sugestões para melhorias efetivas.

k.       Informações adicionais à administração.

l.         Reduções de custos e/ou despesas.

 

ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DO RELATÓRIO

 

a.       Relatório deve ser uniforme;

b.       Os assuntos devem ser reunidos dando-se ênfase aos aspectos principais;

c.       A exposição deve ser coerente e contínua, sem sofrer interrupções nos parágrafos e sem alterar os assuntos.

 

Como planejar um relatório com uniformidade, coerência e ênfase

 

Através de um esboço, listando os tópicos ou itens que devam ser incluídos no relatório, decida a ordem dos itens listados. Geralmente os principais itens são listados no inicio do relatório.

 

Revisão de esboço

 

·          Foram incluídos todos os pontos importantes?

·          Foram eliminados os pontos sem importância?

·          O agrupamento dos assuntos é lógico?

 

 

Quando e como preparar o esboço

 

QUANDO?

 

·          O mais próximo da data em que os serviços foram feitos.

 

COMO?

 

·          Escreva sentenças curtas e objetivas;

·          Separe as seções com letras de destaque;

·          Use subtítulos entre as seções;

·          Deixe espaço entre os parágrafos;

·          A primeira sentença de cada parágrafo deve ser informativa;

·          Use terminologia familiar;

·          Evite parágrafos com excesso de números;

·          Use gráficos, mapas ou quadros quando há muitos números.

 

 Os 3 “C”s do Relatório

 

·          CLARO

·          CONCISO

·          CORRETO

 

O melhor meio de escrever relatórios pode ser sumarizado pelos 3 “C”s

 

a)      Seja “Claro” – use palavras que possam ser entendidas, evitando interpretações erradas.

b)      Seja “Conciso” – diga tudo que for importante, eliminando palavras desnecessárias.

c)       Seja “Correto” – não somente as informações, mas a escrita também deve ser correta.

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