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Auditoria Gerencial

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS

Aspectos Técnicos e Comportamentais para a Formação Básica do Profissional de Auditoria Interna

Autor: Ibraim Lisboa

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APRESENTAÇÃO

 

É sempre um grande desafio para qualquer segmento profissional rever sua linha de ação, principalmente quando os fatos que determinam a necessidade da mudança continuam sendo alterados, dentro de uma dinâmica constante.

Também o é para os profissionais da Auditoria Interna no Brasil rever sua linha de atuação, deixando de analisar as ocorrências empresariais como partes para vê-las dentro de um contexto global.

A nova fronteira da Auditoria Interna exige mais dos auditores internos, devendo estes, ser algo mais que especialistas em controles. O controle é apenas uma das quatro funções da administração e, se tem de assessorar os gestores, devem ser especialistas nas quatro (Planejamento, Organização, Direção e Controle).

Há algo mais, devem se educar e preparar para se apresentarem aos gestores como Consultores Internos de Administração, não somente como especialistas e técnicos mas também como profissionais capacitados e habilitados em comunicação intrapessoal e interpessoal,fatores importantes para o sucesso dos trabalhos de auditoria no ambiente corporativo.

É aí onde os auditores orientados aos negócios podem fazer contribuições importantes para que as organizações alcancem seus objetivos com resultados positivos.

Este livro foi desenvolvido com o objetivo de fornecer aos auditores internos em início de carreira, estudantes e demais interessados, os aspectos técnicos e comportamentais básicos necessários para exercer com sucesso a atividade de Auditoria Interna.

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SUMÁRIO DA OBRA

1. INTRODUÇÃO
   
1.1.Breve Histórico da Auditoria como Atividade Profissional

 

2. A MODERNA CONCEPÇÃO DA AUDITORIA INTERNA, FILOSOFIA DE TRABALHO E OBJETIVOS   
   
2.1 Ferramenta de Avaliação e Controle de Riscos Empresariais

 

3. FUNÇÕES DA AUDITORIA INTERNA
   
3.1 Assessoramento e Consultoria
    3.2 Avaliação de Processos Organizacionais
    3.3 Avaliação e Controle de Riscos Empresariais
    3.4 Aplicação de Técnicas e Metodologias para Execução da Auditoria
        3.4.1 Planejamento
        3.4.2 Preparação dos Programas de Trabalho

 

4. MODALIDADES DE AUDITORIA INTERNA
    
4.1 Auditoria Operacional
    4.2 Auditoria de Cumprimento Normativo ou Compliance Audit
    4.3 Auditoria de Gestão
    4.4 Auditoria de Sistemas Informatizados
    4.5 Auditoria Fiscal e Tributária
    4.6 Auditoria Ambiental
    4.7 Auditoria Trabalhista Previdenciária
    4.8 Auditoria de Processos Organizacionais
    4.9 Auditoria Contábil Financeira
    4.10 Outras Auditorias

 

5. DIFERENÇAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA
    
5.1 Propósito do Trabalho
    5.2 Parâmetros para Execução dos Trabalhos
    5.3 Nível de Preocupação com os Controles Internos
    5.4 Dependência Profissional
    5.5 Formato dos Relatórios
    5.6 Usuários dos Trabalhos e dos Relatórios de Auditoria

 

6.NORMAS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA AUDITORIA INTERNA
    
6.1 NBCT-12 – Da Auditoria Interna-Resolução CFC 780, de 24/03/95
    6.2 NBCP-3 – Normas Profissionais do Auditor Interno-Resolução CFC 781, de 24/03/95
    6.3 AUDIBRA/IIA-Normas Internacionais para o Exercício Profissional da Auditoria Interna

 

7. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UM DEPARTAMENTO DE AUDITORIA INTERNA
   
7.1 Posicionamento Hierárquico
   7.2 Manual de Procedimentos e Metodologia de Trabalho da Auditoria Interna

 

8. POLÍTICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
    
8.1 Critérios para Recrutamento , Seleção e Admissão de Auditores
    8.2 Treinamento e desenvolvimento da Equipe de Auditores
    8.3 Avaliação de Desempenho dos Recursos Humanos da Auditoria

 

9. PERFIL E QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA EXERCER COM SUCESSO A PROFISSÃO DE AUDITOR
    
9.1 Avaliação do Perfil
    9.2 Entrevistas
    9.3 Características Específicas do Auditor

 

10. CÓDIGO DE ÉTICA DO AUDITOR
    
10.1 Independência Profissional
    10.2 Independência de Atitudes e Decisões
    10.3 Intransferibilidade de Funções
    10.4 Eficiência Técnica
    10.5 Integridade Pessoal
    10.6 Imparcialidade
    10.7 Sigilo e Discrição

 

11. COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO ENTRE AUDITOR E AUDITADO
    
11.1 Capacitação Técnica e Relações Intrapessoais e Interpessoais
    11.2 Barreiras que Interferem no Processo da Comunicação

 

12. O QUE AJUDA NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AUDITOR E AUDITADO
    
12.1 Sinceridade, Honestidade e Abertura
    12.2 Cortesia e Amabilidade
    12.3 Contribuição para a Área Auditada
    12.4 Habilidades de Comunicação Verbal
    12.5 Habilidades de Comunicação não Verbal
    12.6 Estilos Gerenciais e o Trabalho do Auditor

 

13. RELATÓRIOS DE AUDITORIA INTERNA
    
13.1 Importância do Relatório
    13.2 Estrutura Adequada
    13.3 Redação Objetiva
    13.4 Identificação do Público Leitor
    13.5 Organização dos Tópicos
    13.6 Apresentação
    13.7 Elaboração do Índice
    13.8 Segmentação dos Assuntos
    13.9 Coesão do Texto
    13.10 Unidade de Estilo e Forma
    13.11 Constância e Coerência
    13.12 Escrita Paralela
    13.13 Emprego de Padrões
    13.14 Padrões para Letras Maiúsculas
    13.15 Padrões para Abreviaturas e Siglas
    13.16 Estilos de Redação
    13.17 Fatores que prejudicam a Eficiência da Redação
    13.18 Fatores que contribuem para uma Redação Eficiente
    13.19 Problemas Básicos de Redação
    13.20 Exemplos de Redação Imprópria usada em Relatórios de Auditoria

 

14. EXEMPLOS DE RELATÓRIOS DE AUDITORIA INTERNA
    
14.1 Relatório de Auditoria Especial
    14.2 Relatório de Auditoria Operacional em R.Humanos
    14.3 Relatório de Auditoria Operacional em Empresa de Transportes

 

15. EXERCÍCIOS PARA REVISÃO
    
15.1 Conceito e Tipos de Auditoria
    15.2 Sistema de Controle Interno
    15.3 Processo de Auditoria

 

16.AVALIAÇÃO DE APROVEITAMENTO GERAL

 

COMENTÁRIOS FINAIS


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