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PREPOSTO TRABALHISTA: COMO REDUZIR INDENIZAÇÕES EM RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS
Realização e Organização:
Contato:
Portal de Auditoria®
Telefone:(041) 3372-9141
E-mail: portaldeauditoria@portaldeauditoria.com.br
Público Alvo:
Gerentes de Recursos Humanos, Gerentes e Chefes de Departamento Pessoal, Gestores da Empresa, Advogados Trabalhistas, Prepostos de Empresas
Paralegais e demais profissionais ligados às áreas de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e da Administração.
Palestrante:
Dra. Deise Neves Botelho Rezende
Advogada especialista em Direito do Trabalho
Previdenciário e Direito Cooperativo Auditora, Consultora Empresarial e Assessora de Relações Trabalhistas e Sindicais, com mais de 20 anos de atuação em grandes empresas dos ramos Industrial, Comercial e de Prestação de Serviços e órgãos públicos. Pós-Graduada em Economia e Gestão das Relações de Trabalho, Direito Empresarial e MBA em Cooperativismo.
Especialista na Preparação de Prepostos de Empresas para atuação na Justiça do Trabalho e em demais órgãos públicos, por meio de cursos preparatórios há mais de uma década em vários Estados do Brasil. Juíza Arbitral Independente em matérias relativas ao Direito do Trabalho, Terceirizações, Representações Comerciais e Direito Cooperativo. Pioneira na ministração do Curso “COMO REDUZIR O PASSIVO TRABALHISTA DA EMPRESA®” em todo o Brasil. Reconhecimento nacional com as premiações nos 1º, 2º e 5º TOP OF MIND de RH/SP (1988-1999-2002), na Categoria Consultoria Trabalhista.
Objetivo:
Despertar a consciência de que é melhor prevenir do que indenizar;
Conhecer os Riscos e Controlar os Custos decorrentes das Ações Trabalhistas;
Conscientização e treinamento dos Gestores de Recursos Humanos, em razão dos custos das reclamações trabalhistas;
Criar Programas de Prevenção de Riscos e Ações Trabalhistas;
Buscar a diminuição do passivo trabalhista;
Identificação dos resultados positivos alcançados (quantidade de processos e valores envolvidos).
Fornecer aos participantes técnicas necessárias para a sua atuação na Justiça do Trabalho e condições de executar, na prática, as Rotinas Trabalhistas das Empresas, visando:
Adoção de procedimentos de acordo com a legislação trabalhista;
Minimização de Reclamações Trabalhistas, Autuações Fiscais Trabalhistas, Ações Cíveis.
PREPOSTO TRABALHISTA: COMO REDUZIR INDENIZAÇÕES EM RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS
Identificação do Preposto do Empregador
Destaque da Legislação envolvida: CLT, jurisprudências e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho;
Apresentação e Habilitação do Preposto - "Carta de Preposição";
Política de Ação Pré-Audiência Trabalhista: Acordos, Valores das ações previamente calculadas;
Os 3 (três) Erros Clássicos na Escolha do Preposto.
Reclamações Trabalhistas - O Enfoque Administrativo-Prático dos Processos
Sujeitos do Contrato de Trabalho - Partes litigantes na Justiça do Trabalho;
Visão Objetiva das fases processuais das Ações Trabalhistas;
Fluxograma do Processo Trabalhista (Da Inicial à Sentença).
Perfil do Preposto da Empresa - Posturas e Procedimentos
Perfil Recomendado para um Preposto
Responsabilidades / Procedimentos / Posturas do Preposto
O Preposto e o Conhecimento dos Fatos
A elaboração de relatórios;
A participação nas audiências;
A apresentação pessoal e o relacionamento com o judiciário;
O falar a verdade;A revelia e a confissão: súmula 122 do Colendo TST.
A importância da Prova Testemunhal
Coleta de provas: documentos, testemunhas e perícia;
O Preposto e o Pregão da AudiênciaCuidados do Preposto que ajudam a Empresa
Questão da Impontualidade e Ausências do Preposto em Audiências e suas Conseqüências
O preparo para as audiências trabalhistas: simulação com os envolvidos;
A sinergia entre as áreas: jurídico, RH e área envolvida;
A situação Preposto X Empregado - Compromisso com os interesses do empregador e a Ética Profissional
Contingências do dia-a-dia do Preposto
O preposto desacompanhado do advogado;
A defesa oral e os argumentos competentes;
O adiamento da audiência e a intimação das testemunhas;
A alegação da prescrição quanto aos créditos trabalhistas.
Problemas Típicos Trabalhistas e as Soluções
Terceirização e o vínculo de emprego;Teletrabalho;
Jornada de trabalho: horas extras, intervalo para refeição;
Descontos indevidos;Adicionais de Insalubridade e de Periculosidade, uso dos EPI's, Acidentes do Trabalho e as Doenças Ocupacionais;
As medidas preventivas quanto ao Dano Moral, Assédio Sexual, Assédio Moral e o uso indevido dos equipamentos de informática;
O desconhecimento dos acordos e convenções coletivas.
A Prevenção dos Conflitos e de Ações Judiciais Trabalhistas
Atitudes para Reduzir Reclamações Trabalhistas
Banco de Dados dos títulos mais condenados e a identificação dos possíveis conflitos
Planejamento da Estratégias de Defesa
A avaliação das condições de trabalho e a criação de mecanismos de prevenção;
Criação do CPC-Comitê de Prevenção de Conflitos: discussão de experiências já realizadas.
Workshop com Apresentação de Case (Inicial - Notificação – Audiências – Sentença) – Audiência Simulada
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