COMO OBTER A QUALIDADE NOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

A qualidade da terceirização está baseada em :
 

·         SELEÇÃO DO FORNECEDOR

·         ESPECIFICAÇÃO CONTRATUAL

·         GESTÃO/COBRANÇA/FISCALIZAÇÃO = GERENCIAMENTO
 

Na seleção do fornecedor verificar:
 

·         Capacidade técnica: técnica do operador, equipamento e se a capacidade técnica consta no objeto do contrato social.

·         Tecnologia, equipamento e currículo das pessoas.

·         Capacidade financeira: a empresa contratada deve andar com as próprias pernas.

·         Flexibilidade: aumento de produção em mais 200 unidades, haverá a possibilidade desse incremento.

·         Idoneidade: SERASA, SPC, CND

Especificação: cuidado para não redigir nos contratos gato por lebre, ou seja, redigir gato e pensar em lebre. Havendo falha ou omissão no contrato não há como cobrar do terceiro, não há como intensificar a gestão. Mensurar no contrato uma métrica, definindo o que significa bom e limpo. Exemplo: empresa de limpeza, ter especificado no seu contrato parâmetros métricos de limpeza.

 

A empresa que cobra, multa ou rescinde - arranja tudo com o fornecedor, significa que o contrato está sendo gerenciado: uma correta gestão, cobrança e fiscalização.

 

VERIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA FORMAÇÃO DO PREÇO

 

Para fins de formação do preço do contrato observar os seguintes passos para contratação de serviços pelos tomadores (planilhas de custos):

·         dimensionar os serviços a serem contratados e sua periodicidade (portaria 24 horas);

·         solicitar propostas constando o número de pessoas necessárias;

·         tomar as propostas apresentadas com discriminação de preços para cada trabalhador disponibilizado, observado o piso da categoria estabelecido para cada função, e aplicar a

Tabela de encargos sociais e trabalhistas sobre os mesmos.

·         As obrigações que emergem de qualquer contrato de prestação de serviços, incluindo do pagamento de salário equivalente ao piso normativo da categoria, discriminado em

·         convenção coletiva anualmente, e dos encargos sociais, e demais gastos, como exemplo, na atividade de asseio, cujo salário normativo é R$ 600,00, citamos:

 

Descrição

Base de cálculo

Valor R$

 

 

 

Salário do funcionário

 

 600,00

Encargos Trabalhistas e Previdenciários

99,11%

594,66

V.A

R$ 6,00 x 22 dias

132,00

V.T

R$ 2,00 x 22 d. x 2

88,00

E.P.I´s e E.P.C´s

4% s/ salário

24,00

Subtotal

 

1.438,66

Lucro do terceirizado e demais gastos

20% s/ subtotal

287,73

Subtotal

 

1.726,39

PIS, COFINS, CSSL, IRPJ, ISS

0,65%+3,0%+2,88%+4,80%+ 5,00%=16,33%

16,33% x (1.726,39/ 0,8367*)

336,94

Total a ser cobrado da Tomadora p/funcionário

 

2.063,33

 

* Os Tributos são cálculos sobre a receita total, incidindo tributo sobre tributo, note-se que 1.726,39 x 16,33% = 281,92 e não R$ 336,94 (diferença de R$ 55,02), senão feito o cálculo acima haveria redução no lucro da contratada.

 

ANÁLISE CADASTRAL DO TERCEIRO

 

Verificar a idoneidade das empresas escolhidas. Para essa verificação, o Auditor deverá analisar se o terceiro contrato exigiu o seguinte do prestador de serviços:

·         certidões atualizadas e negativas de débito da empresa prestadora junto ao INSS, Receita Federal, prefeitura municipal e FGTS;

·         contrato social e as alterações, com atenção para a composição societária;

·         autorização de funcionamento e certificado de segurança, expedidos pela Polícia Federal e renovados anualmente (apenas para o segmento segurança e vigilância);

·         SERASA, SPC, Cartório de Protesto de Títulos e Documentos da filial e da sede da empresa;

·         Número de reclamatórias trabalhistas contra a terceirizada
 

Além disso, as seguintes fontes de informação poderão ser utilizadas adicionalmente:

·         sindicatos patronal e profissional, para verificar se há alguma pendência;

·         Departamento de Polícia Federal, no caso de segmento segurança;

·         apontamento junto ao PROCON; empresas ou condomínios para os quais a empresa prestadora executou ou executa serviços, inclusive com visita para avaliação do desempenho do serviço.

·         Consulta a outros clientes do terceiro, indagando sobre a qualidade dos serviços e outros quesitos julgados necessários.

·         Solicitar para que a empresa terceirizada entregue a relação de reclamatórias trabalhistas que possui com os dados que entender viáveis, sempre resguardando o sigilo dos nomes dos reclamantes (isso, para preservar a empresa terceirizada, e também, a contratante, de eventuais problemas com o Ministério Público do Trabalho relacionado a listas discriminatórias). Tendo em vista que a relação é entre duas empresas, não só lícito como desejável, uma vez que a empresa contratante poderá responder subsidiariamente, ou até, solidariamente pelos débitos trabalhistas relativos aos empregados terceirizados que utilizar.

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