PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS DE AUDITORIA INTERNA

Os auditores internos devem desenvolver e registrar um plano para cada trabalho de auditoria, incluindo o escopo, objetivos, prazo e alocação de recursos.

Considerações de Planejamento

No planejamento do trabalho de auditoria, os auditores internos devem considerar:

• Os objetivos da atividade objeto da revisão e os meios pelos quais esta controla seu desempenho.

• Os riscos significativos para a atividade, seus objetivos, recursos, e operações e os meios pelos quais o impacto potencial de risco é mantido a nível aceitável.

• A suficiência e a efetividade do gerenciamento de risco e dos sistemas de controle da atividade comparados a uma estruturação de controle pertinente ou modelo.

• As oportunidades para fazer melhorias significativas no gerenciamento de risco e nos sistemas de controle da atividade.

Ao planejar um trabalho de auditoria a ser executado por prestadores de serviço (externos à organização), os auditores internos devem estabelecer com estes um acordo escrito sobre os objetivos, o escopo, respectivas responsabilidades e outras expectativas, incluindo-se restrições para a distribuição dos resultados do trabalho e o acesso aos respectivos registros.

- Os auditores internos devem estabelecer um entendimento com os clientes do trabalho de consultoria, em relação aos objetivos, escopo, respectivas responsabilidades e outras expectativas do cliente. Para trabalhos de grande importância, esse entendimento deve ser documentado.

Objetivos do Trabalho de Auditoria

Devem ser estabelecidos objetivos para cada trabalho de auditoria

– Os auditores internos devem realizar uma avaliação preliminar dos riscos relevantes relacionados à atividade objeto de auditoria. Os objetivos do trabalho de auditoria devem refletir os resultados dessa avaliação.

- O auditor interno deve considerar a probabilidade de erros, irregularidades, descumprimentos, e outras exposições significativas quando estiver desenvolvendo os objetivos do trabalho de auditoria.

- Os objetivos do trabalho de auditoria de consultoria deve discutir riscos, controles e processos de governança corporativa na extensão acordada com o cliente.

Escopo do Trabalho de auditoria

O escopo estabelecido deve ser suficiente para satisfazer os objetivos do trabalho de auditoria.

- O ambiente do trabalho de auditoria deve incluir a consideração de sistemas relevantes, registros, pessoal e propriedades físicas, incluindo aquelas sob controle de terceiros.

Caso, durante um trabalho de auditoria de avaliação (assurance), apareçam importantes oportunidades de consultoria um acordo específico e escrito deve ser estabelecido sobre os objetivos, escopo, respectivas responsabilidades e outras expectativas e, os resultados do trabalho de consultoria divulgados em conformidade com as normas de consultoria.

– Ao executar as tarefas de consultoria agendadas, os auditores internos devem assegurar que o ambiente do trabalho consultoria seja suficiente para discutir os objetivos combinados. Se os auditores internos criarem reservas sobre o ambiente durante a execução do trabalho de consultoria, estas devem ser discutidas com o cliente para determinar se deve ser dada continuidade à execução das tarefas agendadas.

Alocação de Recursos ao Trabalho de Auditoria

Os auditores internos devem determinar os recursos apropriados para alcançar os objetivos do trabalho de auditoria. A formação da equipe deve ser baseada na avaliação da natureza e da complexidade de cada trabalho de auditoria, das limitações de tempo e de recursos disponíveis.

 

Programa de Trabalho de Auditoria

Os auditores internos devem desenvolver programas de trabalho que alcancem os objetivos do trabalho. Estes programas de trabalho devem ser registrados.

Os programas de trabalho devem estabelecer os procedimentos para identificar, analisar, avaliar, e registrar informações durante o desenvolvimento do trabalho de auditoria. O programa de trabalho deve ser aprovado antes de seu início e quaisquer ajustes devem ser prontamente aprovados.

Os programas de auditoria para trabalhos de consultoria podem variar na forma e conteúdo dependendo da natureza do trabalho.

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Conteúdo editado em 02/02/2012, acesse atualizações no link abaixo.

Fonte: Curso - Auditoria Interna como ferramenta de gestão, para acessar mais assuntos atualizados, clique aqui.


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